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Nos dias atuais, as pessoas passam a maior parte do tempo ocupadas entre uma tarefa e outra, presas no trânsito ou sentadas durante horas dentro de um escritório. Às vezes, com tantas coisas na cabeça, a alimentação é deixada para segundo plano e as refeições completas e balanceadas são substituídas pelos fast­ foods e alimentos industrializados com excesso de sódio, açúcares e gorduras.

Esses alimentos “dão menos trabalho”, podem ser consumidos a qualquer hora do dia e não requerem preparos especiais ou horas na cozinha para ficarem prontos, ou seja, ­ a praticidade faz com que esse tipo de escolha seja mais frequente. Dessa forma, há um aumento de peso da população em geral, seguido do aparecimento de doenças como Diabetes, Colesterol, Hipertensão Arterial, Obesidade, entre outras.

Mas você sabia que dá para mudar esse cenário e se alimentar de forma consciente e saudável? O Ministério da Saúde desenvolveu um guia para a população com 10 passos para uma alimentação saudável. O segredo para seguir esses passos é começar escolhendo aquela orientação que pareça mais fácil, interessante ou desafiadora e procurar segui­-la diariamente.

1­ – Faça pelo menos 3 refeições (café ­da­ manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. NÃO PULE AS REFEIÇÕES.

2­ – Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. EVITE ALIMENTOS PROCESSADOS E INDUSTRIALIZADOS.

3­ – Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4 ­- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes na semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. DÊ PREFERÊNCIA AO ARROZ INTEGRAL.

5­ – Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, peixes, aves ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis. Dê preferência ao leite desnatado.

6­ – Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7­ – Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra de alimentação. OPTE POR ALIMENTOS NATURAIS SEMPRE.

8­ – Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9­ – Beba pelo menos 2 litros ( de 6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10­ – Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Agora que você já tem conhecimento dessas dicas, é só colocá­-las em prática. Vou disponibilizar nesse artigo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde onde, além dos 10 passos para uma alimentação saudável, você irá encontrar muitas outras informações importantes que te ajudarão a começar a mudança de hábito em direção a uma vida mais saudável e feliz!

Curta, comente qual o passo que você escolheu pra começar e indique o artigo para aquela pessoa que também precisa de um incentivo para mudar!

Fonte: Guia de bolso sobre alimentação

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