Print Friendly, PDF & Email

Comida de fast-food = Alimentação não saudável. Fuja!

O que acontece no seu organismo após comer um Big Mac? Nosso cérebro prefere alimentos com muitas calorias. Nosso cérebro evoluiu durante uma época em que o alimento era escasso, o que fez com que nos adaptássemos a escolher alimentos com muitas calorias. Um Big Mac possui, em média, 540 calorias e eleva o nível de açúcar no sangue para valores anormais.

Esse tipo de alimento-considerado junk food- desencadeia o sistema de recompensa do cérebro e há um aumento da liberação de substâncias químicas que promovem a sensação de bem estar e prazer (como a dopamina). Esse processo é similar ao desencadeado pelo consumo de drogas e aumenta a probabilidade de haver compulsão alimentar.

Açúcares que viciam!

Você sabia que o pão do Big Mac contém grandes quantidades de xarope de milho e sódio? Ambos ingredientes são viciantes e fazer o seu corpo querer sempre mais. Esses ingredientes também são prejudiciais à saúde e podem causar obesidade, diabetes e doenças do coração.

O sódio ataca o organismo

Em um Big Mac encontramos 970 miligramas de sódio. Essa quantidade enorme de sal pode promover desidratação. Com sintomas semelhantes aos da fome, estar desidratado pode enganar o organismo (fazendo-o acreditar que está com fome e não com sede) e levar a pessoa a voltar para o caixa e pedir uma segunda rodada.

O consumo exagerado de sódio dificulta a eliminação de sal pelos rins. Isso agrava a situação: uma overdose de sódio faz seu coração trabalhar mais rápido para bombear sangue para as veias, causando elevação da pressão arterial e, com o passar do tempo, aumento do risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Desejo por mais!

Você ainda está com fome mesmo depois de comer um Big Mac? Tem uma explicação: você perdeu controle sobre os níveis de açúcar no seu sangue, o que faz com que você queira consumir ainda mais fast food. Na primeira vez que você consome uma refeição hipercalórica e carente de fibras, a resposta produzida pela insulina no seu organismo derruba os níveis de açúcar sanguíneo rapidamente fazendo você sentir fome novamente. O xarope de milho no pão do Big Mac é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal, causando picos de insulina e ainda mais fome.

Digestão lenta

Normalmente o organismo leva cerca de 24 a 72 horas para completar o processo total de digestão dos alimentos. Porém, hambúrgueres demoram muito mais por causa da grande quantidade de gordura em sua composição. Após consumir um Big Mac, pode levar mais do que 3 dias até que seja totalmente digerido!!!

O corpo demora aproximadamente 51 dias para digerir gorduras trans. Um Big Mac possui 1,5 gramas de gordura trans. Estudos variados provaram que que a gordura trans pode estar ligada a doenças cardiovasculares, obesidade, câncer e diabetes. A indicação é que fast food seja banido da sua alimentação. Os ingredientes contidos nesse tipo de refeição podem causar sérios danos a saúde, principalmente se consumidos regularmente e por um longo período de tempo.

Faça escolhas alimentares conscientes! Viva com mais saúde e disposição!

Comments

comments

Share This