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A dieta sem glúten aparece como uma das mais recentes tendências para perda de peso, sendo adotada por várias celebridades. Uma enorme quantidade de livros publicados e artigos de internet apresentam os supostos benefícios da dieta sem glúten para o emagrecimento. Com isso, a quantidade de produtos sem glúten no mercado tem aumentado de forma exponencial, ganhando mais espaço nas prateleiras dos supermercados.

Mas o que leva as pessoas a consumirem alimentos sem glúten? De acordo com algumas pesquisas, as pessoas consomem alimentos sem glúten por considerá-los mais saudáveis e por causa da influência dos famosos que também fazem esse tipo de dieta.

Existe alguma evidência de que as dietas sem glúten auxiliem na perda de peso?

Antes de responder a essa pergunta, vamos entender melhor o que é a dieta sem glúten e qual sua indicação.

A dieta sem glúten é indicada para pessoas com doença celíaca, intolerância ao glúten e alergia ao trigo. A doença celíaca é uma desordem digestiva e autoimune que afeta o intestino delgado e tem ralação com a ingestão de alimentos contendo glúten ( trigo, cevada, centeio e aveia). O consumo de glúten por indivíduos com essa condição provoca uma reação imunológica que produz inflamação no intestino delgado e prejudica a absorção de vários nutrientes importantes. Alguns sintomas dessa doença são: nauseas, diarréia, constipação, cansaço, cefaléia, queda de cabelo, anemia e perda brusca de peso.  Dessa forma, a dieta sem glúten é altamente recomendada para doentes celíacos e é considerada o melhor tratamento, já que melhora bastante os sintomas da doença e promove uma melhor qualidade de vida.

Eu não tenho doença celíaca. Posso adotar a dieta sem glúten para perder peso? Há evidências científicas que relacionam dieta celíaca com emagrecimento?

Até o momento NÃO EXISTEM EVIDÊNCIA CIENTÍFICAS que comprovem os benefícios da dieta sem glúten na perda de peso. De acordo com a American Dietetic Association (2011), não existe nenhum aspecto específico na dieta sem glúten que promova emagrecimento. Mais recentemente, a British dietetic Association revelou que a dieta sem glúten está entre as 5 piores dietas seguidas pelas celebridades.

Por que a dieta sem glúten NÃO é a melhor escolha para perder peso?

gluten

 

  • Dieta sem glúten não significa, necessariamente, dieta com baixas calorias ou baixas quantidades de gordura. Na verdade, alguns alimentos sem glúten possuem mais calorias e gorduras do que alimentos com glúten. Por exemplo: 1 fatia (29 gramas) de pão branco possui 70 calorias e 1 grama de gordura, enquanto que a mesma fatia (29 gramas) de pão sem glúten produzido pela mesma fabricante possui 80 calorias e 2.4 gramas de gordura. O PÃO SEM GLUTEN POSSUI MAIS QUE O DOBRO DA QUANTIDADE DE GORDURA!
  • Estudos mostram que pacientes celíacos adotando uma dieta sem glúten apresentam aumento de peso;
  • A dieta sem glúten pode apresentar deficiência de fibras;
  • Uma dieta sem glúten pode resultar em baixa ingestão de vitaminas B1, B2, ferro, ácido fólico, niacina e zinco.
  • Há evidências de que uma dieta sem glúten pode afetar a saúde intestinal em pessoas sem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. O trigo, segundo pesquisas, pode proteger o intestino de alguns tipos de câncer, condições inflamatórias e doenças cardiovasculares, por favorecer a saúde da microbiota intestinal (bactérias do bem).
  • Alimentos sem glúten são mais caros do que seus equivalentes com glúten;
  • A dieta sem glúten é muito restrita, já que esse componente se encontra “escondido” em muitos alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia como: macarrão, molhos, salgadinhos, sopas prontas, carnes empanadas, sorvetes doces, caldo de carne, frios e embutidos, cerveja, refrigerante, molho de soja, etc. Dessa forma, seguir essa dieta se torna complicado e a pessoa pode fazer uma avaliação negativa de si mesma – “ Não tenho auto-controle”, “Não consigo seguir a dieta”- desestimulando-a a seguir seus esforços para perder peso.

 

Diante da necessidade de se seguir um plano alimentar que resulte em perda de peso e qualidade de vida, é necessário que as pessoas tenham sempre acesso a INFORMAÇÃO e façam ESCOLHAS CONSCIENTES. Dietas da moda ou resultados milagrosos prometem, mas não cumprem. Procure um NUTRICIONISTA, se informe, leia artigos de fontes confiáveis que se baseiam em estudos SÉRIOS.

Quando temos informação adequada e sabemos quais são nossos motivadores e o que nos impede de mudarmos nossos hábitos alimentares, conseguimos traçar uma estratégia que faz sentido e que iremos, de fato, seguir..

“Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” Paulo Coelho

Esse artigo foi útil para você? Conhece alguém que tem dúvidas sobre a dieta sem glúten? Curta, comente e compartilhe! Obrigada por acessar nosso conteúdo e até a próxima!

 

Artigo escrito por Danielle Castellani – Nutricionista

Referência : University of Birmingham – Eating Behaviour Research Unit

 

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