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Você sabe quais são os benefícios para a musculação na terceira idade?

Engana-se quem acredita que pessoas com problemas de saúde, especialmente idosos, devem buscar a cura no repouso e na quietude.

A depender da enfermidade ou do problema de saúde, o ideal mesmo é acostumar o organismo a viver de forma fisicamente ativa, mudando a rotina sedentária para uma mais dinâmica e alterar os hábitos alimentares de modo a adotar dietas mais saudáveis e ricas em vitaminas e outros nutrientes benéficos ao organismo.

É preciso lembrar que, independente do seu estado de saúde, se você leva um estilo de vida sedentário, é interessante começar as atividades com a ajuda de um profissional especializado, seja em uma academia que forneça aulas de algum tipo de atividade física ou mesmo um personal trainer.

Se um indivíduo não possui condições de contratar um profissional especializado ou pagar a mensalidade de uma academia, também pode optar por começar a se exercitar sozinho.

Guia Prático Para Uma Vida Mais Ativa e Saudável

No entanto, por mais que decida sair do sedentarismo e começar a ser fisicamente ativo, nunca é interessante mudar a rotina drasticamente.

É muito mais conveniente começar devagar, testando os próprios limites e avaliar quais são as atividades que proporcionam maior prazer e satisfação em primeiro lugar.

Se a saúde é sua prioridade, você deve começar uma atividade na qual será frequente e estará presente em sua rotina. Inícios repentinos e desmedidos tendem a fracassar, seja pelas dores do dia seguinte ou pela inviabilidade de se adotar um hábito diferente demais daquilo com o qual já se está acostumado.

Atividades físicas trazem inúmeros benefícios, mas é preciso ter certa força de vontade para começar e continuar. Em muitos casos o conforto de ficar em casa descansando pode parecer mais atraente do que procurar sair em uma bela tarde.

Porém, essa vontade é traiçoeira e por mais que pareça ser a coisa mais certa a se fazer, as consequências podem ser mais graves do que se pensa. Invariavelmente, pessoas que praticam atividade física vivem mais e melhor do que aquelas que não o fazem.

Novos hábitos

Basta olhar ao redor e avaliar o idoso de hoje em paralelo com o idoso de antigamente, que não tinha o hábito de praticar exercícios.

Praticar atividades físicas é essencial na terceira idade. Isso se explica principalmente pelo fato de que os exercícios atuam de forma preventiva, garantindo que o seu corpo seja, de certa forma, “blindado” contra várias doenças graves que podem se desenvolver em um organismo sedentário.

Os idosos de atualmente não hesitam em procurar viver com mais saúde e têm buscado atividades interessantes e que trazem bem-estar e prazer, além de uma vida muito mais saudável. Neste artigo, queremos apresentar alguns benefícios de se praticar atividade física na terceira idade.

Alívio de dores crônicas e outras


O sedentarismo pode trazer a ocorrência de diversos tipos de dores. Isso é proveniente do enfraquecimento da estrutura de ossos e músculos que sustenta nosso organismo. À medida que envelhecemos, essas dores surgem sem motivo aparente e tendem a aumentar. Isso sem mencionar as incômodas dores provenientes de um ou outro esforço físico feito fora da rotina.

A atividade física feita corretamente proporciona o alívio e o desaparecimento de muitas dores que parecem ter vindo do nada. O aumento da flexibilidade dos músculos, o seu fortalecimento e o aumento da atividade do sistema circulatório são, por si só, verdadeiros analgésicos naturais.

Ossos resistentes

O aumento da densidade óssea é uma das maiores vantagens de se praticar atividade física durante a terceira idade e mesmo ao longo da vida. Ossos fortes dificilmente sofrem fraturas por traumas do dia a dia. A atividade física também pode ser uma grande aliada na hora de prevenir a osteoporose.

Controle do peso

O excesso de peso pode desencadear diversos tipos de problemas. A obesidade pode trazer enfraquecimento dos membros inferiores, problemas circulatórios e diversos outros, bem como pode também afetar a autoestima e reduzir a mobilidade e a funcionalidade do corpo.

Por essa razão, manter o peso sob controle está muito longe de ser simplesmente um objetivo estético. A saúde aqui é essencial e a atividade física pode oferecer um gasto calórico bastante saudável na terceira idade.

Equilíbrio, coordenação motora e melhora dos reflexos

Praticar atividade física garante uma maior consciência corporal, bem como uma melhoria dos reflexos. Além disso, os estabilizadores musculares naturais entram em ação e começam a funcionar adequadamente.

A coordenação motora melhora com a repetição de movimentos benéficos ao organismo. Todos esses fatores atuam em conjunto para a redução do risco de acidentes, quedas e outras situações de risco para o indivíduo.

Benefícios ao coração

A atividade física é uma das maiores recomendações para pacientes cardíacos. Obviamente, é preciso entender precisamente qual é a limitação de cada paciente de acordo com o seu histórico, idade e tipo de problema. Indivíduos conseguem controlar os males no coração através de exercícios como musculação, caminhada e corrida leve.

É importante lembrar que os exageros não são interessantes em nenhuma circunstância, mesmo para pessoas que não possuem histórico de problemas de saúde.

Saúde mental

Praticar exercícios físicos pode ser a melhor forma de se obter saúde mental. As alterações hormonais benéficas causadas pelos exercícios permitem que indivíduos de todas as idades vivam com mais disposição, tenham maior qualidade do sono e desenvolvam sua vida social, especialmente em esportes ou atividades coletivos. Afinal, sentir-se bem com o corpo é o primeiro passo para se ter um dia excelente!

Flexibilidade e disposição

Não há nada melhor do que fazer as tarefas do dia a dia sem sentir que o corpo não colabora para isso. Ter que subir alguns degraus quando o elevador não funciona, ter que ir à pé ou de ônibus para o trabalho quando o carro nos deixa na mão ou brincar com os filhos e netos não deve representar nenhuma dificuldade muito grande ou ser um sacrifício, pelo contrário!

Para desfrutar dos bons momentos que a vida nos dá precisamos estar dispostos e ativos. Por isso, o exercício físico é a melhor alternativa para que os músculos fiquem mais flexíveis e que o organismo tenha muito mais disposição.


 

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