Print Friendly, PDF & Email

Como Ser Um Idoso Saudável

Aprenda como alcançar um envelhecimento saudável e ativo

O envelhecimento nunca esteve tão em voga como nos últimos anos. A população idosa é a que mais cresce no Brasil e no mundo e, entre os idosos, o grupo com mais de 80 anos é o que mais aumenta. Não há como contestar ou negar esse processo e uma das perguntas que surgem é: como envelhecer com saúde? Como chegar aos 70, 80 anos com as ferramentas necessárias para continuar viajando, cuidando dos netos, estudando, trabalhando?

Viver bem significa muito mais do que simplesmente ter uma vida mais longa. A longevidade não significa muito caso você esteja solitário, entediado, deprimido ou com a saúde debilitada. Existe uma diferença entre mais tempo vivo e mais vida. Algumas pessoas vivem até uma idade muito avançada, mas são infelizes e amargas. Outras descobrem uma sensação de objetivo e entusiasmo pela vida mesmo que tenham umas doença ou incapacidade crônica.

A boa saúde e o bem-estar não ocorrem por acaso. Eles dependem das decisões que você toma e dos hábitos que adota. Para aproveitar plenamente os anos que virão, você precisa adotar medidas para proteger sua saúde. A sociedade Americana do Câncer prediz que mais da metade de todas as mortes por câncer poderia ser evitada se os indivíduos simplesmente cuidassem melhor de si – parassem de fumar, se exercitassem mais, tivessem uma alimentação mais saudável e se submetessem aos exames de rotina recomendados.

Vários estudos revelam que, independentemente de você ter 50 ou 70 anos, exercitar-se todos os dias ou quase todos os dias pode reduzir o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes, osteoporose e outros problemas de saúde.

Também é importante lembrar que você é mais do que a penas seu corpo. Boa saúde significa permanecer emocional e mentalmente forte – ter uma atitude otimista e manter os vínculos com família, amigos e a comunidade. Nem todas as doenças são evitáveis. Contudo, muitas das doenças e condições mais graves podem ser evitadas pela adoção de hábitos e comportamentos que promovam boa saúde. Eles incluem:

  •         Ter um objetivo na vida;
  •         Ter uma alimentação equilibrada;
  •         Manter-se fisicamente ativo;
  •         Manter um peso adequado;
  •         Evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool;
  •         Preparar-se para a aposentadoria;
  •         Desafiar o cérebro;
  •         Manter vínculos sociais e espirituais;
  •         Cultivar uma atitude positiva;
  •         Consultar o médico com regularidade.

Ao seguir esses passos, você tem mais chances de se sentir melhor consigo mesmo e, em consequência, se sentirá jovem – não importa sua idade. A boa saúde significa manter sua vida equilibrada e assegurar-se de que as escolhas que você faz hoje o beneficiarão nos anos que virão.

E lembre-se: nunca é tarde demais para se livrar de hábitos prejudiciais. Por exemplo: se você parar de fumar o risco de doença cardíaca começa a diminuir quase que de imediato. E, após cinco anos, o risco de um acidente vascular cerebral é quase o mesmo de alguém que jamais fumou. E mesmo que esse futuro pareça distante para você, pense: quanto mais cedo você começa, mais cedo você colherá os resultados e melhor será o seu futuro.

Construa bons hábitos e cultive-os. Seus rendimentos na velhice serão mais saúde e qualidade de vida! Agora que você já sabe da importância de envelhecer com saúde, procure um profissional especializado que saiba entender o processo de envelhecimento.  Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho, acesse o site: fisiofitsenior.com.br.

Autor: Marco Lopes

Fonte: Guia da Clínica Mayo sobre envelhecimento saudável.

Conheça o Guia Prático para Uma Vida Mais Ativa e Saudável!

Guia-pratico-saia-do-sedentarismo

Comments

comments

Share This