Print Friendly, PDF & Email

Como obter força e disposição para cuidar dos netos

Enquanto adolescente e jovem adulto, o ser humano parece não ver fim para a disposição física. Consegue desempenhar milhares de funções ao mesmo tempo, dispõe de uma excelente memória e parece não ter limites.

Embora haja algumas exceções, é comum que a idade seja fator determinante no estilo de vida de cada um e  muitas vezes só pensamos em ter um cuidado especial com o nosso organismo quando ele começa a dar sinais de não aguentar rotinas tão agitadas, especialmente se isso acontece de forma precoce.

Como ter ânimo para realizar tarefas

Até este ponto, nenhuma novidade. É comum que comecemos a prezar por algum tempo de descanso para recuperar as energias, ainda mais quando o trabalho exige bastante durante toda a semana. O que é preocupante é quando deixamos de fazer coisas que gostamos e que são importantes para nós, como nos entregar a nossos hobbies e passar tempo com as pessoas que amamos.

A indisposição pode fazer com que percamos uma boa fatia da vida, que passa num piscar de olhos e quando nos damos conta, pessoas queridas demais já foram para longe ou apenas desistiram de esperar por nossa boa vontade. Em um “momento” você pode perder o jeito que tinha com o seu passatempo preferido. Acontece que este “momento”, este “segundo” que você perdeu pode ter durado muitos anos.

Meu neto está chegando!

A chegada de filhos e netos são alegrias imensuráveis para as famílias. Ao formar uma família com a pessoa que você ama, é possível determinar qual é o melhor momento para ter um filho, certo? Essa realidade muda quando se trata de um neto.

O seu filho é que escolherá o melhor momento para que o seu neto chegue e tudo o que você pode fazer é apoiá-lo como puder e se preparar para ter excelente saúde e disposição quando a criança chegar. Afinal, você não vai querer deixar de acompanhar as primeiras palavras, os primeiros passos e as brincadeiras só porque não está com a disposição em dia, certo?

Mais disposição em nove meses

Se você já recebeu a notícia e já está se acostumando com a ideia de se tornar avô ou avó, não há tempo a perder. Mesmo que já esteja tendo um estilo de vida sedentário há algum tempo, o tempo que o seu neto levará para vir o mundo é suficiente para que você transforme este estilo de vida. Mas é importante deixar bastante claro que é preciso empenho e força de vontade para começar sem perda de tempo!

Sabemos que muitas famílias acabam por ficar bastante ocupadas com os preparativos para a chegada de uma criança, mas procure ter em mente que preparar o seu organismo deve estar incluído nesta agenda. É a melhor maneira de garantir que cada segundo será aproveitado e que você não perderá nada pelo fato de não se sentir disposto! Garanta que a sua parte seja feita e deixe que o resto aconteça.

Comece já!

Se você tem um objetivo e sabe o que deve fazer para alcançá-lo, evite arranjar desculpas. Pensamentos como: “Gosto de começar a academia nas segundas-feiras”; “prefiro pagar vários meses e ainda não tenho dinheiro”; “vou esperar passar o próximo feriado” nada mais são do que pretextos para adiar o seu início, ainda que você não saiba.

Se você tem algum evento para ir e pretende exagerar um pouco nos petiscos, fazer exercícios às vésperas não será nenhum impedimento. Se ainda não tem dinheiro para pagar uma academia, pode começar na rua, fazendo caminhada, ou mesmo nas academias públicas que estão sendo espalhadas pelas cidades ano após ano.
Entenda que você pode fazer qualquer coisa.

Um passo de cada vez

Pode simplesmente ir dar um passeio a pé no fim da tarde e contar quarenta minutos andando. Apenas comece. Quando desculpas começarem a brotar em sua mente, afaste-as sem piedade! Elas nos consomem e nos impedem de atingir muitos objetivos importantes.

Não permita que isso aconteça. É importante ressaltar aqui a diferença entre ter uma desculpa e respeitar os próprios limites.

Vamos com calma! O essencial é que você aja. Não se trata de se desgastar excessivamente pensando que você tem pouco tempo para se tornar fisicamente ativo, nada disso! Se você conseguir tirar uma hora de três dias por semana para fazer uma atividade física e se sentir à vontade com isso, há pouco com o que se preocupar. Não fique exausto, fique satisfeito. O corpo precisa responder de forma positiva.

Alimentação

Para conseguir maior disposição, você precisará alimentar-se adequadamente. Em primeiro lugar, tire a palavra “dieta” de sua mente e coloque “equilíbrio” no lugar. Se você está acima do peso ou está com o peso sob controle mas os resultados dos seus exames foram um pouco preocupantes, não há hora melhor para começar a se cuidar.

Tão logo você olhar para o seu neto, sentirá um desejo forte de viver todos os anos que puder com saúde, disposição e alegria para acompanhar cada etapa de sua vida. Portanto, embora não tenhamos controle do nosso destino, podemos garantir evitar ter alguns anos de vida e se saúde comprometidos por doenças causadas por vícios ou pela alimentação desregrada.

Além disso, se você começar uma rotina de exercícios e deseja ver resultados, poderá esperá-los mais rapidamente se aliar a atividade física à alimentação equilibrada.

Atividades em casa

Que tal ajeitar a casa para a criança ter o ambiente perfeito para brincar? Se você contrata pessoas para cuidar do seu jardim, da piscina ou para fazer qualquer reparo, pode tentar fazer algumas atividades que domina por conta própria.

Afinal, esta já é uma excelente forma de colocar o corpo em movimento e melhorar a disposição para atender às necessidades do seu netinho quando ele crescer um pouco. Já pensou que seu filho pode precisar que você fique com ele por algumas noites, fins de semana ou férias? Para ter pique para aproveitar um cronograma completo ao lado dele, é importante que você já venha se acostumando a ter dias mais dinâmicos e agitados.

Conheça o Guia Prático para uma Vida mais Ativa e Saudável!

Comments

comments

Share This