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Não é segredo que praticar alguma atividade física é garantia de uma vida mais saudável, não é mesmo? Ao longo da vida o corpo vai se modificando e exigindo cada vez mais de si, por isso a prática de exercícios para idosos é extremamente importante para curtir o melhor momento da vida.

A prática de exercícios para idosos é fundamental, pois nós estamos vivendo cada vez mais e enfrentar o desafio da longevidade tem que começar agora para podermos envelhecer de forma mais saudável, ativa e participativa.

Caso contrário, o corpo cobrará a conta da falta de exercícios físicos…e digo mais: essa conta será bem alta!

E posso provar o que estou falando! Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde estima que em 2050 haverá aproximadamente 400 milhões de idosos com mais de 80 anos. Esse dado é bom, uma vez que no século 20 a expectativa de vida ficava por volta dos 40 anos.

Então, se quiser manter uma vida ativa após ter trabalhado e criado os filhos, mexa-se! Afinal, o corpo é uma máquina que precisa ser alimentada.

Benefícios dos exercícios para idosos

Adotar bons costumes, como alimentação saudável, exercícios físicos, cuidado com a saúde de forma preventiva  e manutenção de um capital social são a base para manter o corpo e a mente sãos.

Os benefícios dos exercícios para idosos são inúmeros, dentre eles:

  • Preserva a capacidade de adaptação funcional;
  • O organismo responde melhor às mudanças climáticas;
  • Afasta a gripe;
  • Melhora a resposta funcional do corpo;
  • Injeta bom humor;
  • Estimula o convívio;
  • Afasta a tristeza e a solidão.

Não está convencido? A combinação de exercícos aeróbicos e de força para idosos pode causar um efeito surpreendente. Fauja Singh provou isso! Com 100 anos de idade, esse indiano completou uma maratona. O fato o colocou na história e rendeu a ele o título de homem mais velho a completar uma prova de 42 km.

Mas a história não para por aí: Fauja correu sua primeira maratona aos 89 anos. A vontade veio após perder a sua esposa e seu filho e ele tomou gosto pela coisa.

E você, vai ficar parado? Nunca é tarde para começar a se exercitar!

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