Print Friendly, PDF & Email

Conheça os benefícios dos exercícios para terceira idade

Por que os exercícios físicos são importantes para a terceira idade?

A terceira idade de hoje tem uma cara muito diferente da terceira idade de algumas décadas atrás. Ao levar a nossa conversa para o universo dos estereótipos, podemos perceber que a meiga vovó em sua adorada cadeira de balanço e o simpático vovô com a sua bengala deram lugar à dinâmica senhora que frequenta excursões, bailes e eventos de todos os tipos e o senhor de corpo firme, fazendo caminhadas ao fim da tarde.

Embora deixemos nossas brincadeiras à parte, elas possuem um grande fundo de verdade. De fato, a terceira idade mudou de cara e isso pode ser explicado por uma grande variedade de fatores. A “nova cara” que queremos ressaltar é aquela que valoriza a saúde, o envelhecimento saudável e uma expectativa de vida imensamente maior do que aquela que tínhamos antigamente.

Prudência é necessário

Quando olhamos superficialmente para o século vinte, podemos apontar o ser humano se autodestruindo em muitos aspectos: a industrialização desequilibrada, sem medidas de proteção para o meio ambiente em que vivemos, o advento de inúmeros tipos de narcóticos, o cigarro amplamente consumido sem que se soubesse dos males causados por ele, o álcool como principal pauta das campanhas publicitárias de vendas, o surgimento dos fast foods e a criação de um estilo de vida extremamente nocivo à saúde, que levou muitas pessoas embora desta vida muito mais cedo do que deveriam ir.

Dos anos 90 em diante, porém, este processo começou a dar sinais de reversão. Os males do cigarro já eram conhecidos pela grande maioria da população e mídia passou a condená-lo. A alimentação saudável e a atividade física ganham tímidos sinais de força na moda e pessoas de todo o mundo passam a aderi-los. O pensamento “verde” e a conscientização de que inúmeras doenças poderiam ser evitadas por uma mudança de hábitos fez com que a preocupação com a saúde ganhasse espaço em escolas e universidades.

Vida longa e saudável

O resultado de tudo isso é que as pessoas de todas as idades buscaram uma mudança em seus hábitos e descobriram que podem ter uma vida muito mais longa e muito mais saudável. Desenvolver o hábito de se exercitar e incluir alimentos saudáveis na dieta durante toda a vida certamente proporciona um envelhecimento mais lento e com menos complicações.

Doenças causadas pelo sedentarismo

Diversos tipos de doenças são causadas pelo sedentarismo e pela alimentação desequilibrada. Uma vez que você consegue evitar estes dois fatores, as chances de desenvolver males sérios durante a velhice são muito menores.

Osteoporose, diabetes, problemas do coração, artrose, reumatismo, doenças cardiovasculares e muitas outras são exemplos de males que podem se desenvolver facilmente em um organismo sedentário. Ainda que algumas doenças sejam de origem hereditária, há sempre a chance de que se agravem ou que se desenvolvam mais rápido em pessoas que não praticam atividades físicas. Cuidar da saúde praticando atividade física pode ser uma das formas de lutar contra algumas destas doenças e otimizar o tratamento que você faz com o seu médico!

Terceira idade

Este é o momento no qual as pessoas podem estar aposentadas, os filhos já estão crescidos e a dureza do dia a dia dá uma trégua. Por que não aproveitar? Muitas pessoas pensam, equivocadamente, que não há muito a se fazer na terceira idade. Estão redondamente enganadas! Podem ser anos incríveis, nos quais as pessoas descobrem muito de si mesmas usando toda a experiência e sabedoria que adquiriram nos anos anteriores.

Um novo olhar

A terceira idade pode abrir portas que nunca foram abertas, mostrar caminhos que nunca foram traçados e trazer amores perdidos! O que falta é as pessoas estarem com saúde nesta fase, prontas para desfrutar de tudo isso! Muito se engana quem acredita que somente antes dos 40 é que há juventude de dinamismo.

Em primeiro lugar, a juventude está no seu modo de pensar, nos seus hábitos e no modo como você encara as coisas da vida. Em segundo lugar, há adolescentes e adultos com menos de 30 anos que vivem muito mais estagnados do que idosos de 60! Precisamos, pelo nosso próprio bem, quebrar todos estes rótulos ultrapassados e olhar no espelho, questionando: como será nossa terceira idade? O que queremos dela?

A importância dos exercícios físicos para a terceira idade

Os exercícios físicos na terceira idade são benfeitores do corpo e da mente. Para muitas pessoas, praticar atividade física pode ser um importante momento de socialização. Se você já possui algum tipo de doença ou limitação física, consulte o seu médico a respeito de quais são as atividades físicas mais indicadas para o seu caso e comece imediatamente a praticar!

Na maioria dos casos, as pessoas se sentem muito mais saudáveis e até se curam de certos tipos de doenças quando começam a se exercitar. A perda de peso alivia as articulações e a pressão nos membros inferiores, bem como a sensação de fadiga. Alívio de dores, melhora na circulação e na saúde do seu coração e melhoria na qualidade do sono são outros benefícios que podemos apontar. É inacreditável como um idoso fisicamente ativo vive melhor do que um que seja sedentário, ainda que este seja alguns bons anos mais novo do que aquele!

Quais os melhores exercícios para a terceira idade?

Se você nunca praticou atividade física, pode perguntar ao seu médico ou a algum profissional da educação física de sua confiança quais são os melhores exercícios indicados para o seu caso. Porém, o mais importante é que você sinta prazer em praticá-los! Por isso, invista no que te faz se sentir mais feliz. É importante tomar cuidados como alongamento, aquecimento e sempre respeitar os próprios limites.

Algumas atividades para a terceira idade

Todas as atividades físicas podem trazer benefícios em diferentes níveis e para objetivos diferentes, mas todas elas são importantes aliadas da saúde! Hidroginástica, natação, musculação, circuitos, aulas de dança, yoga, pilates, caminhada, corrida, bicicleta, aulas de alongamento e muitas outras podem ser excelentes opções para a terceira idade.

A contratação de um personal trainer especializado em envelhecimento pode ser uma excelente opção para transformar sua vida, uma vez que garante o acompanhamento, incentivo diário e a segurança de que você está no caminho certo! Experimente! Logo você encontrará a atividade na qual se sente à vontade para manter uma rotina estável e desfrutar de muita saúde!

guia-prevencao-da-osteoporose

Comments

comments

Share This