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Envelhecer é natural, mas envelhecer com saúde é melhor ainda. Conheça os benefícios dos exercícios físicos para idosos. Se manter em movimento é essencial para envelhecer com saúde e qualidade de vida.

A população brasileira está envelhecendo e isso é um bom sinal, já que a expectativa de vida aumentou de 71,3 anos, em 2003, para 74,9 anos, em 2013, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Porém, não basta somente envelhecer. Para chegar à terceira idade com vitalidade é importante envelhecer com saúde. Por isso, o exercício está diretamente ligado ao idoso. Sabe por quê? Entre as vantagens obtidas em praticar exercícios quando idoso estão a melhora muscular, do equilíbrio, da flexibilidade, da resistência aeróbica e da composição corpórea.

Quando tudo isso funciona em conjunto, eles vão interferir positivamente na realização das atividades diárias do idoso e, assim, dificultar a possibilidade de desenvolver problemas que possam levar ao processo de fragilidade e dependência do idoso.

O que o idoso perde quando não pratica exercícios?

Como tudo na vida, a falta de exercícios implica na perda de muitas coisas para os idosos. A perda de qualidade de vida, da força e da resistência cardiovascular são algumas das qualidades que o idoso deixa de ganhar quando não pratica nenhum tipo de exercício.

Ainda não convenci você? Além disso, a falta de exercícios para o idoso estimula o processo chamado de destreinamento. Ele acontece muito rápido e leva a pessoa a uma condição sedentária se persistir permanecer sem mexer o corpo por muito tempo.

Nunca é tarde para começar

Você pode estar pensando que não dá mais tempo para praticar exercícios físicos e obter todos os benefícios que eles trazem para a saúde, certo? Errado! Nunca é tarde para começar quando o assunto é investir na saúde.

Se você não é adepto de nenhuma atividade física, mas ficou com vontade de se movimentar, tenho ótimas notícias para você. Os ganhos, muitas vezes, acontecem de forma rápida. Em algumas semanas após o início da prática do exercício, o idoso já sente alguma diferença no condicionamento, benefícios estes que se acumulam ao longo do tempo de treinamento. Como consequência, melhora a qualidade de vida e o bem-estar.

Então, reafirmo que realmente nunca é tarde para começar um programa de exercícios físicos! Existem diversos trabalhos, conduzidos por especialistas, que revelaram que idosos acima de 90 anos iniciaram um programa de exercícios e tiveram ótimos resultados, principalmente em relação à força muscular.

E ai, ficou animado para começar a praticar algum exercício físico?

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