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Em entrevista ao Jornal da 3ª Idade, o personal trainer Marco Lopes fala sobre a atividade física na 3ª idade.

Ele dá dicas e orientações para quem quer começar!

Confira a entrevista:

O Carnaval já está batendo na porta, os grupos começam a retomar suas atividades normais e a maioria dos cursos já publicaram a sua grade do semestre. O que está faltando?

Para muita gente começar a cumprir a promessa de começar uma atividade física regular ainda não está no topo da lista. Pois é chegada a hora!

Para o Professor de Educação Física – e experiente personal trainer, com passagem por vários bons hotéis de São Paulo- Marco Lopes não existe uma fórmula especial para quem pretende começar ou retomar as atividades depois de um grande período de sedentarismo.

Ele respondeu algumas perguntas aos Jornal da 3a Idade:

Jornal da 3ª Idade
A pessoa que chega aos 60 anos sem ter uma prática regular de atividades físicas deve começar por onde os seus exercícios?

Prof. Marcos Lopes
Deve-se sempre começar de forma leve, para que o exercício seja realizado sem causar desconforto. Indica-se a caminhada para esse início. Segundo a OMS, pessoas acima de 65 anos devem acumular 150 minutos de exercício aeróbico por semana, progredindo para 300 minutos semanais. Lembrando sempre que o exercício deve ser moderado nesse primeiro momento.

Jornal da 3ª Idade
Existe um esporte ideal para o idoso?

Prof. Marcos Lopes
Qualquer esporte que tire a pessoa da inatividade e seja realizado de forma segura como natação, caminhada, tênis, entre outros é indicado. O mais importante é respeitar os limites, sempre.

Jornal da 3ª Idade
Quais os cuidados que as pessoas com mais de 60 anos devem ter para começar praticar exercícios físicos?

Prof. Marcos Lopes
Primeiramente, recomenda-‐se procurar um médico e realizar exames a fim de checar sua condição atual. Ao iniciar um exercício físico é preciso respeitar os limites do organismo, sem acelerar o processo de adaptação inicial. A progressão deve ser lenta e gradual. Nunca tente recuperar o tempo perdido acelerando o processo. Aconselho sempre que possível procurar a orientação de um educador físico.

Jornal da 3ª Idade
São necessárias roupas especiais para a prática esportiva?

Prof. Marcos Lopes
As roupas devem estar de acordo com o clima no qual se pratica exercícios físicos (mais leves em climas quentes e com proteção maior em períodos de inverno) e devem ser leves. É imprescindível o uso de tênis confortável.

Jornal da 3ª Idade
Mudar a alimentação é importante quando se começa a praticar atividade física?

Prof. Marcos Lopes
Deve-se evitar sempre praticar exercícios em jejum. Recomenda-se o consumo de alimentos leves antes de qualquer atividade física (frutas, sucos, biscoitos sem recheio). A ingestão de líquidos deve ser moderada e constante.

Jornal da 3ª Idade
É possível uma pessoa que foi sedentária até os 60 anos se tornar um atleta depois dessa idade?

Prof. Marcos Lopes
Tudo é possível. Existem muitos atletas recreativos acima de 60 anos praticando corridas, halterofilismo, tênis, etc. O mais importante é não ter grandes expectativas de performance, mas sim encontrar um tipo de exercício que a pessoa incorpore no seu dia-a-dia e faça disso uma prática constante e prazerosa. Vale ressaltar que o mais importante são os benefícios para a saúde que o exercício traz ao longo do tempo, como: melhor controle da glicemia, melhora da função cardiorrespiratória, melhor controle da pressão arterial, saúde óssea, etc. Sempre que possível, recomenda-‐se incluir também exercícios que desenvolvam a força muscular a fim de diminuir risco de queda e fadiga após pequenos esforços. A prática de exercícios físicos bem orientados só tem a acrescentar em qualidade de vida e saúde para os idosos. Mar

O Profº Marco Lopes tem especialização em Gerontologia pelo Centro Universitário São Camilo.

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