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5 benefícios da atividade física para mudar de vida!

Você é sedentário(a)? Conheça os 5 benefícios da atividade física que vão te incentivar a mudar de vida!

Se está parado há algum tempo e deseja saber mais a respeito das diferenças entre pessoas sedentárias e pessoas que praticam atividade física, certamente já passou pela sua cabeça começar a se mexer de alguma forma. Isso é excelente! Considerar buscar mais informações a respeito dos benefícios que você terá ao inserir na sua vida uma rotina de exercícios é o primeiro passo para uma mudança definitiva.

Não é incomum que as pessoas se questionem sobre o que terão de benefícios ao trocarem o repouso pela atividade. Do mesmo modo, também não é incomum que tenham dificuldades para começar, devido a falta de informação ou mesmo de experiência. Selecionamos aqui 5 benefícios que você terá ao praticar atividades físicas com frequência.

Prevenção de doenças – não há como negar. Um corpo fisicamente ativo possui menos chances de desenvolver diversos tipos de doenças de qualquer natureza: cardiovasculares, respiratórias, musculares, assim como males nos ossos e até psicológicos. O corpo humano não foi criado para ficar em repouso e à medida que você começa a praticar atividades físicas, você permite que os seus órgãos funcionem de forma adequada.

A prevenção de doenças é o argumento mais forte para que todos tenham uma rotina de exercícios físicos, porque tratam exclusivamente da saúde do organismo, que é o fator mais importante. A atividade física é a maneira mais fácil de você garantir que não desenvolverá nenhuma doença grave que poderia facilmente ter sido evitada. Ao praticar exercícios você também evita que o excesso de gordura altere o funcionamento normal do seu corpo de alguma forma.

O maior número de incidências deste tipo de doenças ocorre entre os indivíduos que são sedentários ou que fazem pouca atividade. São doenças que atingem órgãos vitais e afetam diretamente o funcionamento do corpo e o bem-estar dos indivíduos. Praticar exercícios garante que você não acelere o seu processo natural de envelhecimento e que o seu corpo suporte fazer atividades comuns como trabalho, estudos e hobbys por muito mais tempo!

Elevar a autoestima – não há nada melhor do que se sentir confortável com o próprio corpo! A prática de atividades físicas garante que você obtenha, nos primeiros resultados, uma grande melhora na autoestima. Se está com excesso de peso, se sentirá mais leve e disposto para realizar qualquer atividade do dia a dia à medida que sentir que elimina o excedente de massa. A eliminação da gordura ao redor da cintura também é alimento para a autoestima, além de evitar que você corra riscos de saúde, uma vez que o acúmulo de gordura nesta região pode ser altamente nocivo por estar localizado próximo a órgãos vitais.

Se você está abaixo do peso, se sentirá melhor ao sentir o desaparecimento da flacidez e acompanhar os músculos se tonificando. O fortalecimento da estrutura muscular evita diversos tipos de lesões e aumenta a sensação de segurança. Além disso, o corpo em movimento libera hormônios como adrenalina e endorfina, que contribuem para a sensação de bem-estar. Uma vez que você se acostuma com os exercícios, dificilmente sentirá vontade de parar!

Fortalecimento – praticar exercícios não só torna o corpo imune a diversas doenças, mas também fortalece a estrutura muscular e óssea de um indivíduo. Os músculos tonificados protegem os ligamentos e as articulações e evita que você se lesione fazendo atividades normais do dia a dia, como carregar peso.

Os ossos ficam mais resistentes e as chances de fraturas com impacto leve são minimizadas. A atividade física também garante o fortalecimento dos órgãos e aumenta sua capacidade, de modo que a fadiga que você sente ao subir dois lances de escada, por exemplo, acaba por desaparecer, além de evitar complicações cardíacas no futuro, causadas pelo sedentarismo.

Eliminar as dores – à medida que envelhecemos, nosso corpo se torna vulnerável ao aparecimento de diversos tipos de dores que se tornam crônicas com o tempo, especialmente na coluna. Não é raro que muitos pacientes procurem os médicos e acabem por não encontrar uma solução definitiva para o problema. Na maioria dos casos, este tipo de dor desaparece com a prática correta de atividades físicas.

No caso de pessoas sedentárias, as dores podem surgir por lesões ou microlesões musculares dos músculos enfraquecidos, postura incorreta, problemas circulatórios e outras causas. Em todos estes casos a atividade física é recomendada com a ajuda de um profissional que procure identificar a melhor maneira de que o exercício seja feito sem agravar o caso. Os alongamentos por si só tem impacto direto no desaparecimento de diversos tipos de dores.

A maioria dos exercícios exige uma postura correta, de modo que o famoso desconforto na coluna que acomete tantas pessoas é minimizado até desaparecer. Atividades como a hidroginástica e a natação eliminam dores na coluna, pernas e braços em prazos muito curtos.

Atividades são benfeitoras da psique – exercícios físicos são extremamente benéficos para a psique. É o momento onde você libera a sua energia e controla a sua ansiedade, desligando-se dos problemas que enfrenta no dia a dia para dar atenção apenas ao corpo e ao convívio com outras pessoas, no caso de atividades físicas coletivas. Quando o corpo entra em movimento, ajuda a equilibrar as substâncias que atuam no sistema nervoso e contribui para a melhora do fluxo de sangue para o cérebro.

O gasto de energia permite que doenças como a insônia sejam combatidas e melhora a qualidade do sono até mesmo para pessoas que não sofrem nenhum distúrbio neste sentido. No caso das atividades coletivas o benefício é ainda maior, visto que permite que você interaja com pessoas de todos os tipos, mas que buscam o mesmo objetivo que o seu.

O convívio social apresenta uma grande melhora e não é incomum que círculos de amizade comecem no ambiente onde você passa a praticar os seus exercícios. Grupos de caminhada e passeios ciclísticos são excelentes oportunidades para conhecer pessoas novas e também para incentivo mútuo, diminuindo as chances de que você abandone ou desista de se exercitar!

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