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Aquela imagem da vovó sentada na poltrona tricotando parece estar aposentada, não é mesmo? Esse estereótipo da terceira idade está longe de ser o real nos dias e, muitas vezes, esse imaginário da terceira idade está presente apenas nos filmes ou desenhos antigos.

A terceira idade está conectada! Com isso, o acesso à informação está cada vez mais fácil e ao alcance de todos. Para aproveitar essa fase de forma mais ativa e não apenas sentado vendo o tempo passar, é importante fortalecer os músculos. Ou melhor…independentemente da idade os músculos do corpo devem estar em constante atividade, o que somente é possível colocando a atividade física como rotina.

Você pode achar a rotina algo chato, não é mesmo? Mas antes de torcer o nariz saiba que existem inúmeras opções de atividades físicas. Se não gosta de caminhar, experimente a natação. Se não gosta de pilates, tente a dança. E por aí vai…

Benefícios da atividade física na terceira idade

Em 2050, a previsão é de que a população com mais de 80 anos atinja a marca das 400 milhões de pessoas, segundo dados da OMS – Organizaçõa Mundial da Saúde. Essa estimativa é bem animadora, uma vez que no século 20 a expectativa de vida ficava por volta dos 40 anos.

Porém, para se chegar à terceira idade com saúde é fundamental investir na atividade física. Isso porque a atividade física preserva a capacidade de adaptação funcional, fazendo com que o organismo responda melhor às mudanças climáticas e afaste a gripe, por exemplo.

A atividade física na terceira idade também é responsável por melhorar a resposta funcional do corpo, além de injetar uma boa dose de bom humor, trazendo junto o estímulo ao convívio social e afastando a tristeza e a solidão.

Vantagens dos exercícios na terceira idade

As vantagens da atividade física na terceira idade são inúmeras, todas estudadas e comprovadas pela ciência. Dentre essas vantagens estão:

  • Maior benefício circulatório;
  • Melhor controle glicêmico;
  • Redução do peso corporal;
  • Melhora da força muscular;
  • Menor fadiga em pequenos esforços;
  • Melhor controle da pressão arterial;
  • Melhora do equilíbrio e marcha;
  • Menor dependência;
  • Melhora da autoestima.

E aí, se convenceu de como a atividade física faz diferença para aproveitar a terceira idade com disposição?

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