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A pergunta que não cala – caminhada faz perder a barriga?

Dúvida comum a quem deseja iniciar uma atividade física – caminhada faz perder a barriga?

Muitas pessoas nem mesmo consideram caminhar, por pensar que é um exercício praticamente inútil. Você não transpira tanto, não cansa muito, não sente os músculos cansados e nem aquela fadiga de quando o exercício parece funcionar de verdade. Há quem acredite que a caminhada serve apenas para prevenir doenças, para fazer o sangue circular ou para relaxar a mente. Não estão cem por cento errados.

A caminhada de fato previne doenças, fortalece os músculos e os órgãos e ajuda a aliviar as tensões do dia a dia. Mas está muito longe de ser só isso. A caminhada, como qualquer outro exercício, envolve a queima de calorias. Logo, se você sai para andar por uma hora em um ritmo médio em vez de ficar sentado no sofá vendo a programação da noite, certamente notará logo uma diferença em seu corpo.

Embora a queima de calorias não seja tão intensa quanto numa corrida, a caminhada, quando levada a sério e aliada a uma alimentação equilibrada, pode ter resultados surpreendentes. Tudo depende de tempo, intensidade, frequência e o que você come! Obviamente você não verá muitos resultados caso resolva ir caminhar e fazer uma parada para tomar um sorvetinho no fim da tarde. Novamente: o exercício deve ser levado a sério.

Ao sair, você deve usar roupas confortáveis, adequadas para atividades físicas e ter em mente que você possui o intuito de passar no mínimo trinta minutos andando sem fazer intervalos. A caminhada levada a sério não é apenas um “passeio” – o que não significa que não será divertida! Se você caminhar uma hora por dia em um ritmo mais lento, pode queimar mais de 200 calorias (cálculo para uma pessoa de 70kg)!

À medida que você aumenta o seu tempo e a sua velocidade, você queimará mais calorias. Somando a isso uma frequência semanal adequada e uma alimentação balanceada, certamente você queimará gorduras e perderá medidas. E responderá a pergunta: caminhada faz perder a barriga? Sim! Se você queima calorias e muda a sua alimentação, certamente sentirá logo as suas roupas soltas na cintura.

A caminhada é um exercício recomendado para todas as idades. Não possui riscos de lesões como os exercícios de alta intensidade apresentam e ainda pode ser feita gratuitamente e em qualquer lugar, o que torna a sua prática quase sempre viável. Em muitos casos, pessoas sedentárias dispensam a caminhada e adiam começar a praticar alguma atividade física por julgar precisarem de algo intenso ou pesado.

Na verdade, é altamente recomendável que pessoas que já possuem certo tempo de sedentarismo comecem a praticar exercícios de forma lenta e gradual, de modo que a caminhada seria um excelente início. Os resultados seriam percebidos, primeiramente, na disposição do corpo e da mente. A redução de medidas seria apenas consequência de um benefício ao corpo. A diferença entre exercícios de baixa e alta intensidade é que estes exigem mais do corpo e por isso apresentam resultados mais rápidos do que os de baixa intensidade.

Mas ao mesmo tempo demandam mais esforço, persistência e iniciativa, enquanto a caminhada é um exercício mais fácil de se começar por diversos fatores. Primeiramente, não exigirá técnicas complicadas. Tudo o que você precisa fazer é sincronizar o movimento dos braços com as pernas, manter a coluna reta e a respiração firme! Há atividades que demandam muito mais tempo e esforço para que se aprenda como praticá-las.

Neste aspecto, portanto, a caminhada leva vantagem. Pessoas que estão muito acima do peso podem perder medidas facilmente adotando uma rotina que inclui uma boa caminhada com uma frequência de no mínimo três vezes por semana. Os quilos extra vão embora rápido quando são numerosos, e depois fica um pouco mais difícil de perdê-los, mas isso não significa que não estão indo embora também. Toda atividade física exige tempo para apresentar sua eficiência por completo.

Portanto, para avaliar os resultados da adoção da caminhada como prática frequente, é preciso esperar pelo menos dois meses. A musculação, que é uma atividade com resultados rápidos, pode levar mais de trinta dias para começar a mostrar os efeitos, a depender também de fatores como alimentação, intensidade e frequência de treinos. Se você pretende acabar com a barriga e procura uma atividade física, a caminhada pode sim resolver o seu problema.

Mas vale novamente lembrar: caminhada para perder peso – ou qualquer outra atividade – funcionará muito pouco se a sua alimentação não for de encontro a este objetivo. Hábitos alimentares saudáveis são fator decisivo na hora de perder peso, portanto: evite alimentos gordurosos e ricos em açúcar, refrigerantes, fast food e comida industrializada e consuma frutas, verduras, legumes e muita água.

A reeducação alimentar faz uma enorme diferença na silhueta. É importante ter também em mente que reeducação alimentar não se trata de deixar de comer. A redução drástica de alimentos pode ter efeitos altamente negativos para o organismo e prejudicar seriamente a sua saúde, além de fazer com que você perca massa magra, que é essencial para reduzir gordura corporal.

Agora que você já sabe que a caminhada é um exercício eficiente para acabar com a barriga, o que está esperando? Aproveite o verão para reduzir aqueles pneuzinhos que você já tem há tanto tempo e que, no que dependerem deles, ficarão para sempre ali, ao redor da sua cintura, esperando que você continue sedentário! Só depende de você tirar aquele tempo que você sabe que tem disponível para começar, ainda que não seja tanto quanto gostaria. Se não gosta de caminhar sozinho, chame um amigo, a namorada, o namorado, o esposo, o irmão!

Se ninguém topar te acompanhar nessa você ainda pode tentar entrar em um grupo de caminhada – eles existem em praticamente todas as cidades e muitos deles possuem até profissionais de educação física, que ditam o ritmo certo para que você alcance seu objetivo. Não esqueça de alongar depois do exercício. O alongamento permite que você tenha um desempenho melhor e evite dores após o exercício e no dia seguinte. Agora só falta calçar os tênis e dar início a uma nova rotina.

Como Começar?

Transforme  uma caminhada normal em um exercício desafiador que ira ajudar a queimar mais calorias e a perder peso tonificando o seu corpo

1 – Saúde em primeiro lugar

Coloque sempre a saúde como seu grande objetivo e você fará exercício ser um estilo de vida e não somente para emagrecer. Quando mudamos o nosso foco para algo muito maior como a saúde todo os outros objetivos vem atrás, evitando muitas vezes as escolhas nada interessantes para você como por exemplo, dietas radicais ou começar a fazer exercício sem respeitar seu momento de adaptação, e como consequência “ganhar uma lesão”.

2- Velocidade da Caminhada

Não pense muito o quão rápido você está caminhando, mas no quanto está se exercitando. Em outras palavras, pense na continuidade e regularidade. Caminhe em um ritmo em que você sinta que está caminhando com propósito, caminhando mais rápido que o normal. Comece caminhando em um ritmo como se você estivesse indo a algum lugar com pouco tempo para chegar lá. Se esse ritmo parece muito fácil, tente caminhar em um ritmo como se você estivesse atrasado para este compromisso.

Há várias formas de verificar a intensidade do exercício, vou apresentar duas.

Uma forma fácil é estimar usando uma escala de 1 a 10 (chamada de percepção de esforço subjetivo ou PES). Tente caminhar em um ritmo que pareça um 6 ou 7 na escala. Você pode também pode identificar a intensidade e o conforto do exercício utilizando um teste simples: repita a frase “vou para Paranapiacaba de trem” , se não consegui falar a frase de forma contínua diminua o ritmo.

1 – Ritmo

Intercale ritmos diferentes de caminhada, por exemplo: 1 minuto você acelera a caminhada e dois minutos caminha em um ritmo mais lento. Faça isso sempre prestando atenção na respiração e na sua percepção de esforço. Repita sempre a frase.

2 – Acumule minutos

Se o objetivo é emagrecer você precisa acumular tempo de exercício. No caso da caminhada, se você é iniciante comece com 150 a 200 minutos por semana e progrida até 300 minutos por semana. Preste sempre atenção em como o seu corpo está reagindo e respeite seu limite.

Regularidade

Lembre-se que nada é mais importante do que a continuidade e disciplina, será assim que os melhores resultados aparecerão. Bom treino!!

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