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Atividade física – Você está pronto para começar?

Você quer começar a fazer atividade física? Saiba como começar do jeito certo!

Vamos imaginar que você finalmente resolveu praticar exercícios. Ótimo! Querer e estar disposto é sempre o primeiro passo. No entanto, começar pode ser um grande desafio para muitas pessoas e é o momento onde é importante ter bastante cuidado para não cometer erros que levem à frustração e à desistência definitiva.

Se você trilhar o caminho certo, se sentirá tão bem que dificilmente resolverá parar com a nova vida ativa. Os benefícios de fazer exercícios levarão a sua qualidade de vida a um patamar muito superior. Mas, qual seria o jeito certo de começar? É importante pegar pesado para aproveitar o embalo ou ir devagar? Confira aqui algumas dicas que vão te ajudar neste processo e farão com que você evite lesões e dores musculares.

Devagar e sempre!

Pra quê a pressa? Não é correndo contra o tempo que você vai recuperar o tempo perdido. Pessoas que começam empolgadas demais e querem se superar a cada treino têm muito mais chances de desistir. Isso acontece porque o corpo demora algum tempo para se adaptar a uma nova rotina fisicamente ativa. Embora você tenha muita vontade, você precisa ter paciência com o tempo do seu corpo ou sofrerá fortes dores musculares no dia seguinte a cada treino.

Portanto, nada de pegar pesado na academia logo de cara, nada de fazer caminhadas longas demais no primeiro dia. Imagine que se você estava parado e começou a fazer algo, já está ganhando muito com isso. O ideal é começar de leve, deixar o corpo de acostumar aos poucos e ir descobrindo o prazer na atividade. Embora mais lento, é o caminho mais garantido. Agindo assim você achará mais fácil manter o ritmo por muitos anos.

Não há atividade melhor do que outra


Essa é uma mentira contada por muitas pessoas. Há quem diga que malhar é melhor do que caminhar, que caminhar é melhor do que hidroginástica, que natação é melhor do que correr. Ora, gosto não se discute. De acordo com os profissionais da saúde, todas as atividades físicas têm o seu benefício, atuam para tonificar os músculos, aumentar a capacidade dos órgãos e prevenir doenças.

Se você não é atleta e seu objetivo é ter saúde, sinta-se privilegiado, pois você pode escolher a atividade que melhor lhe convier! Se você nunca praticou nenhuma, pode dedicar um tempo a conhecer algumas que lhe despertem interesse. A maioria das academias do país permite que o aluno faça uma aula experimental sem custo algum, somente para confirmar se gosta da aula, da infraestrutura da academia, dos professores, enfim, do clima do ambiente. Você é livre para escolher a atividade que te fará feliz!

Alongamento e aquecimento

Desde criança aprendemos alguns alongamentos na escola, na televisão, ou mesmo com pessoas que se exercitam pelas ruas. Alongar-se está muito longe de ser perda de tempo. O alongamento é de importância excepcional para o bom rendimento do treino e para evitar lesões e dores musculares no dia seguinte. Lembre-se que você esteve um bom tempo parado e que seus músculos perderam flexibilidade.

Por isso, antes de qualquer exercício procure tirar pelo menos 15 minutos para o alongamento. Se for fazer exercícios sozinho, procure se informar sobre quais são os alongamentos mais recomendados para a sua atividade. Se estiver em uma academia, peça ajuda ao professor e tente sempre se olhar no espelho, para garantir que está fazendo o movimento corretamente.

Do mesmo modo, aquecer-se também é essencial, especialmente em atividades que vão aumentando o nível de intensidade ao longo do tempo. Dez minutos de aquecimento são suficientes para evitar problemas musculares e cardiovasculares. Além disso, você se sentirá mais disposto após se aquecer.

Não há necessidade de se exercitar todos os dias

Se você não é atleta, não tem motivos para fazer exercícios todos os dias. Se você se exercitar no mínimo três vezes por semana, já pode ser considerado fisicamente ativo e desfrutará de todos os benefícios da atividade física. Com o passar do tempo, se sentindo disposto, não há nenhum problema em se exercitar diariamente, desde que deixe o corpo descansar pelo menos um dia na semana e modere a intensidade dos treinos.

Encontre incentivos

Complemente o seu treino com tudo aquilo que gosta. Se você adora caminhar com música, faça uma playlist do seu agrado. Se você gosta de passar tempo com os amigos, convide-os a se exercitar com você. Se não tem passado muito tempo ao lado de seu cônjuge, que tal propor que ele inicie a vida ativa do seu lado?

É um excelente momento para compartilhar com os amigos e as pessoas de quem você gosta. Quando um se sentir indisposto, pode contar com o incentivo do outro! Há diversos grupos de corrida, ciclismo e caminhada nas cidades brasileiras que funcionam muito bem porque as pessoas são unidas e se incentivam mutuamente. Tudo o que te deixar feliz e você puder incorporar na sua atividade, você tem a liberdade de fazê-lo.

Sem competições!

A única pessoa que você precisa superar é você mesmo! Estar hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje. Você precisa superar o comodismo, lutar contra o sedentarismo e combater os maus hábitos. Feito isso, relaxe, se respeite. Não estabeleça padrões ou parâmetros dos outros como seus. Se quiser bater as próprias metas, passe a contar o seu tempo, calcule os quilos que você perde na balança e as medidas que diminuem ao redor da cintura!

Meça o quanto se sente disposto agora que se exercita e compare com a época em que era sedentário. Essa é a verdadeira competição, a melhor, a mais eficiente de todas, pois você precisa superar o adversário mais forte: você mesmo! Por isso, se você conseguir sair do sedentarismo e manter uma rotina de atividades físicas regulares, você já é vitorioso! Pense em quantos obstáculos você vence a cada treino que vai, a cada alimento industrializado que troca por um alimento natural e a cada limite que você supera! E essa vitória trará a melhor recompensa que existe: a saúde!

Conheça o Guia Prático Para Uma Vida Mais Ativa e Saudável. Você aprenderá de modo prático como começar a atividade física de modo equilibrado, respeitando os limites do seu corpo e ainda aprenderá como ter uma alimentação mais saudável, item essencial para alcançar o seu objetivo de ter mais saúde.

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