Print Friendly, PDF & Email

Envelhecer é natural, com saúde é essencial. Conheça os benefícios de deixar o sedentarismo.

É muito comum no processo de envelhecimento ouvir as pessoas dizendo frases repetidas como: “o corpo já não me acompanha”, “estou muito cansado e indisposto”, “não consigo mais fazer as coisas que fazia antes”, etc. Essas mudanças físicas acontecem com todas as pessoas e se apresentam de forma mais ou menos acentuada, pois fazem parte do processo natural de envelhecimento. Algumas pessoas acham que é sorte quando envelhecem e continuam se sentindo bem e dispostas ou azar, quando são as que repetem as frases mostradas acima.

Não discordo totalmente dessa ideia de “sorte”, contudo eu digo e repito que 70% da sua saúde dependem de você e somente 30% dependem da hereditariedade ou genes. Com isso quero dizer que se você faz exercício físico, cuida da sua alimentação, não fuma, bebe moderadamente e faz visitas regulares ao seu médico eu posso dizer que muito provavelmente você será a pessoa “sortuda”.

Com um estilo de vida ativo e saudável, você irá perceber como está mais fácil se movimentar, a musculatura responderá mais fácil ao esforço, a respiração suportará melhor médias distâncias, etc. Agora a boa notícia: isso começa a acontecer em pouco tempo…30 dias é  o suficiente para começar a sentir os efeitos positivos do exercício físico.

Quando falo de exercícios físicos, não estou dizendo para fazer grandes quantidades ou exercícios que te levem no limite físico. Se você fizer caminhadas de 30 minutos, 5 vezes por semana seu discurso irá mudar! Para constatar isso, basta perguntar a quem leva uma vida ativa como essa pessoa se sente e ela dirá coisas como: tenho mais disposição, mais satisfação com a vida, menos dor e quero sim viver mais. São essas pessoas que querem continuar viajando, trabalhando, passeando, ajudando sua família, acompanhando o crescimento dos seus filhos e netos e, claro, continuar sonhando e realizando.

O futuro reserva grandes surpresas e desafios para qualquer idade, mas você tem que pensar como quer chegar lá. As perdas acontecem sim, mas podemos freá-las e, muitas vezes, até revertê-las. É muito comum pessoas com 60/70 anos se surpreenderem com os resultados da prática de exercícios a ponto de acharem que perderam muito pouco em relação a anos anteriores.

Mas isso depende, em grande parte, de nossas atitudes. Para quem escolher esse caminho o futuro ficará mais fácil de enfrentar: muitos estudos afirmam que doenças crônicas como a hipertensão, colesterol, diabetes têm seu controle facilitado com a prática de exercícios e cuidado com alimentação.

A alimentação também tem um papel fundamental quando falamos de saúde, já que seu organismo precisa estar “bem alimentado” para praticar exercícios físicos com qualidade. Evite o consumo de alimentos industrializados ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcar refinado e escolha alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Além de terem pouca quantidade de gorduras, estes alimentos possuem vitaminas e minerais que mantêm a saúde e ainda fornecem carboidratos como fonte de energia para a atividade física.

Hidratação constante e fracionada também faz parte dos hábitos que devem ser adotados para que você tenha saúde em todas as fases da sua vida. Hábitos alimentares saudáveis cultivados desde a infância refletem em maiores chances de se envelhecer com mais saúde e disposição e adiar o aparecimento de doenças crônicas como Diabetes, Colesterol, Hipertrigliceridemia, Hipertensão Arterial e Doenças cardiovasculares.

Precisamos começar a pensar no envelhecimento HOJE, para que nossos hábitos possam nos levar na direção de um AMANHÃ com mais saúde e disposição. Assim, poderemos viajar mais, continuar trabalhando com o que amamos, realizar todos os sonhos…ou seja, VIVER PLENAMENTE!

Inscreva-se na Palestra Online Gratuita e veja como o exercício pode ser um grande aliado para um envelhecimento saudável.

Comments

comments

Share This