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Benefícios de Sair do Sedentarismo e ser Fisicamente Ativo

Do sedentarismo para uma vida fisicamente ativa – o que você ganha com isso?

O sedentarismo pode ser a causa de muitas doenças sem cura durante a velhice. Embora muitas pessoas acreditem que o processo de envelhecimento esteja diretamente ligado à enfermidade, este pensamento é redondamente equivocado. Afinal, é possível envelhecer com saúde, aproveitando todos os bons momentos da vida, assim como fazemos durante a juventude.

Quanto a isso, é importante esclarecer algumas coisas. Primeiro, o corpo realmente fica mais suscetível a contrair alguns males à medida que o tempo passa. A diminuição do metabolismo aliada a alguns anos de maus hábitos pode fazer com que o seu corpo seja o ambiente perfeito para o desenvolvimento de diversos males. Porém, contrair estes males pode ser, em muitos casos, uma opção. Ainda que a genética seja fator crucial para uma boa saúde, ter bons hábitos é ainda mais importante. Viver sem cuidar da saúde pode fazer com que você perca todos os benefícios que a natureza lhe deu ou, pelo menos, parte deles.

A mudança começa nos detalhes! Reduza os seus excessos!

Sempre mudamos porque a situação atual não nos é suficiente ou nos prejudica de alguma forma. O ser humano busca a mudança por iniciativa própria quando sente que estará melhor em um novo estado, uma nova vida. Pessoas que desejam emagrecer, por exemplo, e precisam seguir uma dieta saudável, não conseguem resultados se não derem atenção para pequenas coisas.

Geralmente, quando se adota uma alimentação desequilibrada, o indivíduo pensa ser dependente de alguns alimentos ricos em açúcar – que pode causar vício – e também em gordura. Muitas vezes o detalhe da mudança está em reduzir os excessos! Parece uma grande contradição! Mas faz todo o sentido. É importante lembrar que o “normal” é aquilo que você adota como hábito e que pode ser mudado.

O consumo de açúcar “normal”, por exemplo, varia de indivíduo para indivíduo. Por isso, é importante que você pense criticamente sobre o que você pode estar fazendo em excesso, seja no que diz respeito à alimentação ou mesmo às atividades que realiza durante o dia. Há excesso de repouso, excesso de trabalho, excesso de café, excesso de álcool e de muitas outras coisas que podemos apontar. O detalhe do qual estamos falando é quando você reduz um pouquinho de cada coisa que pensa exceder.

E isso não fará diferença significativa na sua vida se você estiver determinado a equilibrar-se! Por isso, se toma cinco xícaras de café por dia, pense no detalhe do excesso e reduza para quatro. Quando estiver à vontade, reduza para três e observe o modo como o seu corpo se acostumará a isso. Você pode resistir à muitas “pequenas” tentações que farão grande diferença a longo prazo.

Apaixone-se pela atividade física

Quando você começa a praticar exercícios, você pode ganhar muito com isso desde que consiga encontrar prazer no que está fazendo. É muito mais fácil você ser dedicado aos seus exercícios se entender os benefícios que trarão, para que servem e qual é a diferença que farão em sua vida, ou seja, o que você vai ganhar com eles.

Quer um exemplo? Muitas pessoas pensam que academias de musculação são chatas e tediosas porque não há nada interessante para fazer, apenas repetições de aparelho em aparelho. Se adotarmos este tipo de pensamento toda vez que formos fazer qualquer coisa sentiremos tédio!

Não há como gostar de algo que você não sabe para que serve, quando mostrará resultados e que só causa fadiga e esforço físico. Por isso, informe-se! Pergunte ao instrutor quais são os músculos que você trabalhará naquele dia, como os exercícios atuarão no seu corpo e olhe-se no espelho para conferir a “mágica” acontecendo.

Tenho certeza que nem sentirá o tempo passar quando acabar o seu treino! Se você pensar que caminhada é só percorrer uma distância x olhando para o chão, perderá todo o prazer que este exercício proporciona. Antes de dedicar-se a praticar algum exercício físico já querendo ver resultados, pense melhor. Procure na internet sobre o exercício que é mais atraente aos seus olhos, quais são os benefícios, como é feito, etc., e só então dedique-se a começar.

Ser constante é melhor do que ser imediatista

Você pode começar imediatamente e dar o máximo em qualquer treino e em um dia qualquer só porque está se sentindo muito necessitado e isso tanto tem chances de dar certo como de você acabar não conseguindo seguir adiante com a proposta. Então, se não está satisfeito consigo mesmo de um modo geral, pense no que você pode mudar de maneira definitiva, ainda que seja um pequeno passo.

Por isso, não é recomendável que você comece suas atividades físicas pensando já nos resultados que obterá com isso. As mudanças no seu organismo serão consequência e se você seguir se exercitando com prazer, já terá conseguido muitos ganhos e nem terá se dado conta disso! Além de tudo, muitos dos resultados não serão visíveis ou sentidos, mas você poderá refletir sobre eles, de acordo com a sua condição.

Por exemplo, ao se comparar com pessoas de mesma idade e notar que você tem um aspecto muito melhor ou mesmo que os anos passam e o corpo continua firme e livre de doenças e males diversos. É a solidez do seu bem-estar que vai lhe mostrar que cuidar da saúde vale a pena!

O seu maior desafio é superar os próprios limites

Deixar o sedentarismo é um processo que não envolve competição, pressão ou outras sensações desagradáveis. A sua situação só tende a melhorar! Assim, procure não se comparar com ninguém e foque no que está fazendo e na maneira como seu corpo responde às atividades. Procure não competir e muito menos permitir que os outros ou você mesmo se “force” a fazer algo.

Lembre-se sempre que você deve ser feliz fazendo exercícios e quando você escolhe aquele que melhor te satisfaz, não há como não gostar de praticá-lo. Quer dar o primeiro passo? Pense em si mesmo de forma crítica e avalie o que você pode fazer hoje para ser mais saudável!

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