A melhor forma para combater a osteoporose é com a prática regular de exercícios.

De uma forma geral, a osteoporose é uma doença metabólica, caracterizada por diminuir de forma progressiva a densidade óssea e aumentar o risco de fraturas, principalmente no quadril.

Engana-se quem pensa que a osteoporose só atinge as mulheres. Sim, elas são os maiores alvos, mas os homens também podem ser diagnosticados com a doença. Então, fique de olho em quais são os fatores de risco da osteoporose. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia são eles:

-Menopausa;

-Envelhecimento;

-Hereditariedade;

-Dieta pobre em cálcio;

-Excesso de fumo;

-Imobilização prolongada;

-Uso prolongado de alguns medicamentos (como os com corticóides).

Atividade física no combate à osteoporose

Vale ressaltar que a osteoporose é uma doença que pode não provocar sintomas. Dessa forma, a pessoa pode notar que algo está mal somente após já ter sofrido uma fratura. Por conta disso, não preciso falar que a atividade físíca é uma poderosa aliada no combate à osteoporose, não é mesmo? Sim, ela é! Afinal, a atividade física ajuda no fortalecimento dos músculos.

Portanto, a Sociedade Brasileira de Reumatologia recomenda a atividade física como uma das medidas de prevenção à osteoporose. Pois é, então mais uma vez a prática de atividade física é de extrema importância para fazer a manutenção das “engrenagens” do nosso corpo e combater os sintomas do envelhecimento, além de envelhecer de forma saudável.

Então, invista nos alongamentos, no treino de equilíbrio e força e no fortalecimento muscular. Mas você pode dizer que não tem tempo ou a grana está curta, certo? Você não tem mais desculpas, afinal mais uma vez a caminhada é uma das atividades físicas mais indicadas na prevenção à osteoporose.

Ah…quando a pessoa já foi diagnosticada com osteoporose, atividades físicas que envolvam torsões e flexões, como golfe e tênis, são contraindicadas.

Agora é com você! Mexa-se para evitar fraturas que, com certeza, atrapalharão e muito a sua vida.