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Como Encaixar a Atividade Física no seu dia

A Prova de Que a Atividade Física Cabe no Seu Dia

Nem todos os brasileiros praticam atividades físicas regularmente e os motivos disso podem ser diversos. Há quem comece a fazer uma academia e de repente não possa mais pagar; quem comece a fazer aquela boa caminhada no fim da tarde com os amigos e amigas e de repente os parceiros somem e o incentivo também; há também quem simplesmente ache que o sofá e a televisão estão mais atraentes naquele dia e no seguinte também; sem falar nas pessoas que desanimam devido a um dia de chuva ou frio e param de vez!

Há milhares de outros, mas estes são os mais comuns. Se você é sedentário, qual é o seu motivo? Será que o seu dia é tão desgastante que alguns minutinhos após o trabalho devem ser dedicado somente ao repouso? Hoje insisto em mostrar que se você realmente estiver disposto, pode se exercitar nas condições mais adversas.

O problema é tempo!

Auto lá! O problema é mesmo tempo ou a má gestão do tempo? Será que você não gasta algum tempo do seu dia de maneira impensada e acaba sofrendo os prejuízos de uma vida sedentária simplesmente por não organizá-lo melhor? Quarenta minutos de atividade física já seriam suficientes para que você dê ao seu corpo grandes benefícios em forma de saúde.

Quarenta minutos em 24 horas! Se você me disser que não tem esse tempo, mesmo que seja apenas três vezes por semana, dificilmente acreditarei! Você pode cogitar tirar alguns momentos do tempo que passa no computador, na TV ou mesmo no telefone celular – é incrível quanto tempo as pessoas podem gastar dando atenção a esse dispositivo todos os dias – e calcule quanto sobra de tempo livre. Certamente os quarenta minutos vão aparecer em algum momento destes dias!

Não posso arcar com as mensalidades das academias

Dinheiro sempre pode ser problema, mas não para você que quer banir o sedentarismo da sua vida. Em primeiro lugar, nem todas as atividades físicas são feitas em academias. Em segundo lugar, a falta de dinheiro para praticar uma modalidade pode ainda te ajudar a descobrir milhares de outras que você pode fazer sem gastar muito dinheiro. Se você mora perto de parques ou praças, a caminhada é uma excelente opção a se considerar.

Caso contrário, você pode comprar alguns equipamentos por preços bastante acessíveis para se exercitar em casa, como halteres, anilhas, barras, elásticos, cordas, camas elásticas, medicine balls (bolas com pesos) e muitos outros. Mas se você insistir que a crise te pegou e que você não dispõe de absolutamente nenhum centavo para investir em suas atividades físicas, isso também não irá lhe impedir! Faça treinos funcionais (a internet pode te mostrar o jeito certo)!

As velhas flexões, os abdominais, agachamentos, burpees, sprolls e centenas de outros exercícios para todo o corpo podem ser feitos apenas utilizando um chão, uma parede e o peso do seu corpo. Neste caso, tudo o que você precisa é de disciplina e força de vontade. Mas a falta de dinheiro não será páreo para a sua persistência em ser fisicamente saudável!

Não tenho a menor vontade de me exercitar e acredito que não gosto

Do que você não gosta? De correr, caminhar, malhar, nadar, jogar? É importante que você se faça esta pergunta e que responda para si mesmo da maneira mais exata possível. Aqui novamente voltamos à questão de que há exercícios que você pode gostar e há aqueles que te causam tédio ou que não lhe despertam o menor interesse.

O corpo humano libera hormônios que causam bem-estar e alegria durante a atividade física, de modo que dificilmente você se sentirá desconfortável ou desanimado durante a prática de algo que lhe agrada. Procure se certificar que você experimentou várias atividades antes de afirmar que não gosta de praticar nenhuma!

Sinto fortes dores

Agora chegamos em um argumento válido. Muito longe de ser uma desculpa, sentir dores durante a atividade não é normal e não é saudável. As dores musculares oriundas de atividades físicas são suportáveis na maioria dos casos e se apresentam somente após o exercício. Portanto, se você sente dores certamente há algo errado na prática da atividade ou você pode estar sofrendo de algum problema que ainda não descobriu. Se isso acontecer, suspenda o exercício e procure um profissional da saúde que desvende o mistério. Só continue quando o sintoma tiver desaparecido. Neste caso, jamais insista!

Como se exercitar em um dia qualquer?

Você pode fazer isso a qualquer momento, mas é preciso que tenha este desejo e que tenha um motivo para fazê-lo, ainda que seja acompanhar um amigo! Ser fisicamente ativo não é uma realidade muito distante de você, disso pode estar certo! Tudo dependerá da sua disposição para começar e continuar! É possível fazer isso de muitas maneiras.

Você pode acordar mais cedo e dar uma volta a pé no seu bairro, antes de ir para o trabalho, sentindo no rosto o vento fresco e o sol da manhã; pode ir visitar uma academia pela qual passa sempre; pode aproveitar aquela piscina que tem em casa para dar umas braçadas e se alongar!

E que tal ligar uma música animada e fazer alguns exercícios no conforto de sua própria residência? Pular uma velha corda para se divertir, brincar com as crianças, levar os cães para dar uma volta? Mexa-se! Procure se entregar a tudo aquilo que colocará o seu corpo em movimento! Isso por si só já fará com que você esteja em uma condição receptiva para se exercitar de maneira mais intensa e eficiente!

Tente se afastar do excesso de conforto, que só torna o seu corpo a cada dia mais dependente dele e menos disposto a se movimentar! Você pode dispensar o jardineiro e cortar a grama, trocar os elevadores pelas escadas – quando a distância entre os andares é curta – e até mesmo deixar o carro em casa para percorrer pequenas distâncias a pé. Você pode e deve cobrar um pouco mais de si mesmo, sem exageros! Não perca bons momentos da vida deixando que seu corpo se acomode a uma imobilidade cada vez mais constante! Mexa-se!

Clique aqui e conheça o método passo a passo para alcançar uma rotina saudável com a atividade física.

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