Print Friendly, PDF & Email

Como Inserir Atividades Físicas no dia a dia

Descubra como você pode inserir atividades físicas em seu dia a dia sem perder muito tempo ou deixar de cuidar de suas obrigações

Você é do tipo que acha que para fazer exercícios precisa comprar roupas novas, ter dinheiro no banco e estar psicologicamente disposto? Entrar na academia certa, com os professores certos e sentir finalmente aquela inspiração que vem do fundo do seu ser, dizendo que dessa vez você vai conseguir permanecer com uma rotina saudável?

Muito, bem! Isso não vai acontecer! E sabe por que? Porque isso é um truque chamado autossabotagem, no qual escolhemos de propósito, porém sem admitir aquele caminho com um “beco sem saída”. É simples! Sempre pensamos dessa forma quando deixamos o comodismo tomar conta do nosso destino. O resultado é: você sabe que precisa mudar, mas só vai fazer isso – se fizer – quando todas as circunstâncias estiverem a seu favor. Pode ser que você não concorde, mas vou te mostrar que para começar a praticar exercícios você só precisa de verdade de uma coisa, que se chama vontade.

Roupas, tênis, squeezes e luvas – do que você precisa?

Muitas pessoas optam por usar diversos tipos de equipamentos, roupas com tecnologia, tênis apropriados e adquirir squeezes caríssimas para praticar qualquer exercício. Vamos lá: do que você realmente precisa? A resposta é: do básico. Em primeiro lugar, você estará no início, fazendo apenas um teste pra saber se gosta da atividade ou se conseguirá se manter praticando a uma frequência constante.

Você pode não gostar e querer mudar de atividade, de modo que muitos acessórios ou roupas que tenha comprado podem tornar-se inapropriados! Artigos esportivos possuem uma utilidade determinada, que é facilitar a vida de quem se exercita, oferecendo conforto e segurança.

Se você está no início, não precisa investir em nada. Uma blusa ou camiseta simples e uma calça ou short confortável poderão dar conta do recado. Á medida que você aumentar a intensidade do seu exercício ou se mantiver constante, sentirá a necessidade de adquirir alguns itens para proporcionar mais conforto.

Porém, certamente serão itens específicos para o seu caso e nunca tudo o que há na loja! Isso não significa que você não possa desfrutar do que há de melhor em artigos esportivos para se exercitar. Significa apenas que você não precisa comprar nada para começar a praticar um exercício e isso não deve ser uma desculpa para que você não vá! A partir do momento que ficar frequente, saberá exatamente o que será bom para o seu conforto ou melhora de rendimento e investirá com consciência nisso.

As circunstâncias nunca serão ideais

Se você for esperar as circunstâncias ideais para tomar qualquer atitude, ficará esperando um momento que nunca vai chegar. Quem constrói as melhores condições para transformar a sua realidade é você mesmo! Você precisa ter papel ativo sobre sua vida e decidir o que quer para o seu presente e futuro. Por isso, entenda que você precisa acabar com as desculpas que dá a si mesmo e passar por cima de todas elas, sem piedade!

Se você não tem as roupas certas, veja em seu armário o que pode te garantir conforto por um dia. Esse dia será o mais importante de todos. Você não precisa estar psicologicamente disposto. Na verdade, dificilmente você estará! Atividade física exige persistência, causa cansaço, fadiga, e isso pode fazer com que você desanime. Que tal mudar o seu pensamento e se concentrar na sensação de dever cumprido e limites superados? Certamente uma pequena fagulha de vontade vai aparecer na escuridão do seu comodismo.

Quando digo que tudo o que você precisa é de vontade, quero dizer que a vontade vai fazer com que você não se importe se tem as roupas e acessórios certos ou se está psicologicamente disposto. A vontade fará com que você encontre tempo em sua agenda e faça a realidade de ser fisicamente ativo dar certo, apesar de tudo o que possa atrapalhar!

Quando temos vontade, superamos limites e chegamos onde jamais imaginávamos que iríamos chegar. A vontade pode transformar a sua vida, te trazer saúde e te fazer se sentir mais feliz do que você é hoje. Com vontade você pode fazer de um dia comum, no qual você simplesmente cumpre com a sua rotina, um dia no qual você alivia o seu estresse, fortalece o seu corpo, elimina toxinas e retarda o envelhecimento! Por isso, a vontade é sua melhor amiga!

Que tal sair em um dia comum… e se exercitar?

Você acha isso impossível? Que tal pensar em possibilidades? Se você acha que não tem tempo, você é a pessoa que melhor poderia aproveitar uma situação como essa: sair de casa em um dia normal e inusitadamente praticar exercícios físicos. Se não sabe como isso poderia acontecer na sua vida, podemos apontar como você pode fazer.

Em primeiro lugar, sabemos que por mais que a vida dos dias atuais seja corrida, você tem sempre aquele tempinho livre para fazer alguma coisa. Que tal você levar consigo uma roupa confortável ou mesmo sair de casa vestido com ela? Você não precisa necessariamente ter o compromisso de se exercitar, mas sim de não impor barreiras caso a possibilidade surja.

Você pode deixar de pegar aquele ônibus que sempre pega para ir andando a algum lugar, ou deixar o carro em casa! Pode escolher um caminho mais longo para caminhar ou mesmo passar naquela academia pública que o prefeito de sua cidade resolveu colocar na pracinha. Pode se juntar àquele grupo de caminhada que você sempre vê passar e nunca participa. Pode mandar encher os pneus da sua velha e esquecida bicicleta para pedalar por aí.

Se mora na praia, pode dar umas braçadas no mar em um dia quente. Você é livre para se mexer, mesmo que não tenha planejado fazer isso naquele dia! Se arrisque, tente, experimente! Você não tem compromissos ou obrigações de continuar, mas pode desfrutar de boas horas de prazer e se apaixonar por ser fisicamente ativo! O que falta para você despertar a sua vontade?

 

Quer um método simples e fácil para começar? Conheça o treinamento “Como Começar a Correr“.

Comments

comments

Share This