Print Friendly, PDF & Email

O mal do século: obesidade pode chegar a níveis alarmantes nos próximos anos. Saiba como combater as doenças da obesidade.

A obesidade pode ser considerada o mal do século 21. Para se ter uma ideia, atualmente existem no mundo mais de 1 bilhão de adultos com sobrepeso, sendo que destes cerca de 300 milhão são obesos.

Um fato curioso analisado por especialistas é que em uma mesma família existem pessoas com peso acima e baixo do ideal, discrepâncias que não são nada boas para a saúde. Com isso, a estimativa é de que esse fenômeno aconteça em 7% das casas nos Estados Unidos e de 8% aqui no Brasil.

Causas da obesidade

A principal causa da obesidade é o consumo de alimentos conhecidos como energéticos, ou seja, que são ricos em gorduras saturadas, que são encontradas em produtos de origem animal – carnes, leite e derivados integrais e azeite de dendê -, açúcares e a redução da atividade física.

Dessa forma, envelhecer sem cuidar da saúde pode, literalmente, ser uma bomba para o corpo. Afinal, com o envelhecimento a tendência é diminuirmos as atividades físicas e ficarmos mais sedentários e isso se agrava com as perdas de massa magra e a diminuição do metabolismo, aumentando ainda mais o acúmulo de gordura e consequentemente o ganho de peso.

Fatores de risco da obesidade

O sobrepeso e a obesidade trazem consigo uma série de fatores de risco para a saúde, e vale lembrar que com o envelhecimento esses ricos se multiplicam. Podemos dividir os fatores em duas categorias, são elas:

Fatores de risco não fatais: dificuldade respiratória, problemas muscuesqueléticos crônico, doenças de pele e infertilidade.

Fatores de risco fatais: hipertensão, doença cardiovascular, aumento do colesterol e triglicérides, resistência à insulina e maior chance de desenvolver câncer no intestino grosso.

Não se convenceu de como o sobrepeso e a obesidade são maléficos? Então, saiba que a tendência mundial não é nada animadora para os próximos anos e o envelhecimento da população pode se tornar um tema complexo para as autoridades.

Estudos apontam que até o ano de 2025 os níveis de obesidade podem chegar a 50% nos Estados Unidos, 40% na Austrália e mais de 20% no Brasil. Dessa forma, deixo aqui um alerta: é importante cuidar da saúde sempre, independentemente da sua idade. Atividades simples, como caminhada, já são meio caminho para se manter saudável.

Comments

comments

Share This