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Sabia que o exercício físico é um excelente aliado para aliviar tensões, preocupações e a ansiedade?

Que estamos em crise e que ela afeta todos nós, alguns um pouco mais e outros um pouco menos, ninguém nega. Claro que não vou dizer que o exercício físico é a solução, mas ele pode ajudar você. Os benefícios do exercício vão muito além da parte física, como deixar você mais forte, fazer você emagrecer, etc…

Cossenza e Carvalho (1997) sugerem que a atividade física pode ser um meio alternativo excelente para descarregar ou liberar tensões, emoções e frustrações, acumuladas pelas pressões e exigências da vida moderna. Nesse ponto também podemos incluir o processo de ansiedade e insônia, aspectos sobre os quais o exercício físico tem um papel importante no controle dos níveis emocionais.

O exercício físico ajuda você a retornar ao seu  equilíbrio, tendo como resultado melhora na frequência cardíaca de repouso, melhora no controle da pressão arterial, relaxamento da musculatura pós exercício, sensação de bem estar, entre outros.

Alguns outros autores estudaram os efeitos do exercício sobre as mudanças de humor e concluíram que o exercício está associado com as melhoras de humor das pessoas que tinham sintomas depressivos antes de iniciarem os exercícios.

Três neurotransmissores explicariam o efeito antidepressivo do exercício-são eles: serotonina, dopamina e norepinefrina. Algumas evidências indicam que indivíduos deprimidos apresentam um decréscimo na produção dessas substâncias. O exercício teria o poder de estimular o aumento da produção desses neurotransmissores. 

Use a atividade física a seu favor! Se estiver muito estressado e cansado, faça uma caminhada leve a moderada e deixe para correr outro dia, se pratica musculação diminua a carga e use os movimentos para se sentir mais relaxado e provocar a melhora da irrigação sanguínea nos músculos, ou seja, manipule o exercício para provocar bem estar e, como consequência, seu estado geral vai se beneficiar.

Não existe só uma maneira de praticar exercício físico, existem  algumas formas de enxergarmos o que é resultado através do movimento: em dias mais desafiadores e difíceis por conta de alguns acontecimentos não tão agradáveis, deixe a performance, o emagrecimento, a melhora do tempo para depois e faça do exercício um processo de meditação.

Preste atenção na respiração e procure relaxar e assimilar a melhora do corpo em experimentar uma nova abordagem e aplicação da atividade física. O mais importante é você ficar melhor do que antes de começar.

Pense nisso e experimente!

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