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Exercícios Físicos para Sedentarios

Você sabe quais são os exercícios físicos mais indicados para os sedentários?

Não há fórmula mágica ou receita a ser seguida à risca para sair do sedentarismo. Cada pessoa tem um histórico, um estilo de vida e hábitos alimentares específicos. Se eu agora lhe pedir para cortar algumas coisas do cardápio, mudar o seu horário de dormir e acordar e encaixar uma rotina de exercícios sem lhe perguntar o que você pensa a respeito, as chances de que você não se adapte a tudo isso são enormes!

Em poucas semanas você esquecerá tudo e seguirá com a sua vida, buscando talvez outras formas de cuidar melhor do seu corpo. Estou certo? Acredito que profissionais como nutricionistas e personais trainer devem trabalhar com uma prioridade: ouvir. Isso mesmo. Ouvir o seu cliente. O que ele busca? Quais são as queixas? O que ele faz pensando em sua saúde? Só então é possível fazer alguma coisa dentro da sua rotina e dentro daquilo que você já faz, já conhece ou se sente mais à vontade para começar. Parece melhor assim?

Pensando nisso, selecionei alguns exercícios interessantes para você que pretende sair do sedentarismo ou está tentando mas acha que está no caminho errado. Não é nada para ser “seguido à risca”, mas apenas algumas sugestões que podem te ajudar a mudar a sua realidade.

Caminhada – a caminhada é a sugestão mais viável para a maioria das pessoas, especialmente as que se encontram em uma condição de sedentarismo já há bastante tempo. Ao contrário do que se acredita, a caminhada pode ser extremamente eficiente no processo de emagrecimento e na prevenção de doenças graves como osteoporose, hipertensão e diversas outras complicações cardiovasculares.

A caminhada pode fazer com que você perca peso, tonifique os músculos, fortaleça os ossos e alivie o stress. Caminhar não envolve gastos financeiros e o treino pode ser feito a qualquer horário que lhe pareça adequado. Porém, é de extrema importância que a caminhada seja levada a sério, ou seja, que você dedique o seu tempo de treino exclusivamente para caminhar, concentrando-se na sua respiração, postura e em não fazer intervalos a todo momento – muito menos para fazer uma “boquinha” em alguma lanchonete.

Se você é do tipo que anda bastante durante o dia em seu trabalho, tanto melhor. Porém isso não deve ser considerado como uma atividade física propriamente dita. Por isso, a recomendação é: vista aquela roupa leve, coloque um par de tênis confortáveis e concentre-se somente na sua caminhada.

Hidroginástica – a hidroginástica é uma das melhores recomendações para sair do sedentarismo, tonificar os músculos e aliviar o stress. Vale também para pessoas que desejam se recuperar de lesões e para idosos, por ser considerado um exercício físico de baixa intensidade e com chances praticamente nulas de lesão. As aulas são, de um modo geral, dinâmicas, divertidas e acompanhadas por um profissional que prepara séries de exercícios para que os alunos sigam. Alguns professores também costumam utilizar música, para sincronizar com os movimentos. Alteres e caneleiras aquáticas são também uma boa opção para queimar algumas calorias adicionais e tornar a aula mais intensa, quando é conveniente. A hidroginástica é uma excelente aliada para o sistema circulatório e respiratório, prevenindo diversas doenças e aumentando a capacidade pulmonar, especialmente para combater a fadiga.

Yoga – esqueça os movimentos ousados demais que você já viu por aí sobre a yoga e abra a sua mente para desconstruir essa ideia! Existem vários tipos de aulas de yoga, com focos também diferentes. Além disso, na yoga você pode tranquilamente ir somente até onde manda o seu limite, aumentando com o tempo a sua performance. É um exercício completo, pois busca o equilíbrio entre mente e corpo e é o mais eficiente para aliviar o stress. É o momento em que você realmente olha para dentro de si e deixa os problemas do lado de fora. A yoga é um exercício estático, com movimentos lentos, de alongamento e resistência muscular. A atenção à postura e à respiração são os principais focos deste exercício e fundamentais para a sua maior eficiência.

Corrida leve – a corrida também pode ser indicada para pessoas que desejam sair do sedentarismo, porém se aplica apenas a alguns casos. Se você nunca praticou nenhum exercício em toda a sua vida, há chances de que você se apaixone pela corrida ou que desista dela no primeiro treino. Além disso, se você é sedentário, a melhor recomendação é que comece fazendo caminhadas leves, em seguida mais intensas e que insira o seu treino de corrida quando já estiver se sentindo bastante à vontade com os treinos de caminhada intensa.

Aqui ressalto: corrida leve. Não se trata de treinos de corrida de alta intensidade, contra o relógio ou os famosos tiros, nos quais as pessoas dão quase 100% da capacidade em um curto espaço de tempo. Nosso objetivo principal ao indicar exercícios para combater o sedentarismo é a saúde e o seu retorno à ativa. Por isso é importante que você esteja condicionado e fortalecido para começar a fazer este exercício, que pode ser considerado já de média intensidade.

Por isso, na corrida leve a sua meta é inserir alguns trotes em seu treino de caminhada, até que consiga atingir um condicionamento que lhe permita correr pelo menos durante a metade do treino. A corrida tem um gasto calórico muito maior do que a caminhada, bem como o tônus muscular que proporciona, que também é superior.

O gasto energético mais intenso permite melhoras consideráveis na qualidade do sono e acelera o processo de emagrecimento e fortalecimento muscular. Por isso você provavelmente verá resultados um pouco mais rápidos quando comparamos à caminhada.

Escolha aquele que te der mais prazer!

Exercício físico é saúde e não sofrimento! Por isso, você deve estar livre para escolher aquele que lhe traz mais prazer e que é mais viável de se encaixar na sua rotina diária. Para uma escolha mais precisa, experimente praticar diferentes exercícios para sentir a resposta de seu corpo e avaliar qual é aquele que permitirá a sua constância nos treinos.

Conheça o treinamento que irá te ajudar a começar e se você já começou vai te ajudar a não desistir.

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