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Exercícios Iniciais para Sedentários

Descubra como ser fisicamente ativo de forma saudável – Atividades para começar a sair do sedentarismo

Se incomodou com os quilinhos a mais? Está cansado de ter dores cujas causas os médicos não conseguem decifrar? Não aguenta mais ver que seus amigos com mais idade do que você parecem ter mais disposição e não envelhecer? O tempo para você parece passar mais rápido do que para algumas pessoas?

Então você também já deve ter chegado à conclusão que é hora de deixar o sedentarismo de lado e dar mais atenção ao seu corpo. No entanto, antes de se aventurar por caminhos que você nunca tomou – ou não toma há muito, muito tempo – é preciso considerar algumas questões importantes e adotar alguns cuidados.

Uma verdade difícil de admitir, porém temporária: você está enfraquecido!

Não há como negar. Se você ficou parado durante muito tempo, certamente o seu corpo está mais fraco quando comparado ao de pessoas fisicamente ativas. Ainda que sua genética tenha lhe agraciado com músculos naturalmente fortes, metabolismo acelerado e uma silhueta relativamente esbelta, o seu organismo não funciona como o organismo de uma pessoa fisicamente ativa.

E isso se deve a fatores psicológicos e físicos – órgãos despreparados para atividades de alta intensidade, costume de ficar parado, de modo que você não sabe identificar seus limites, sistema circulatório e respiratório adaptado à sua rotina sedentária e muitos outros. É importante que você se capacite aos poucos, sempre respeitando os limites que você conseguir identificar e a única maneira de tomar conhecimento disso é, de fato, praticando uma atividade.

Você nunca saberá quanto tempo consegue caminhar ou quão rápido consegue pedalar ou nadar sem agredir o seu corpo se não tentar praticar os exercícios. O ideal é que esse começo ou recomeço seja acompanhado por um personal trainer, instrutor ou professor de academia. No caso de pessoas que fazem os exercícios por conta própria, é interessante conversar com alguém que entenda do assunto ou pesquisar na internet quais são os cuidados a serem tomados para começar sem lesões ou dores.

Comece do zero

Seu amigo maratonista te chamou para um treininho de corrida no fim da tarde? Um conhecido professor de luta fez um convite para que você assistisse a uma aula na academia dele? Vá com calma! Por mais que sejam exercícios extremamente eficientes para perda de peso, isso não significa que possam ser praticados de forma aleatória. Estes são os exercícios de alta intensidade! Isso significa que exigem uma enorme quantidade de energia, assim como um alto gasto calórico – logo, é interessante que você já esteja preparado e fortalecido para tentar uma proeza dessas.

Não é raro que várias pessoas passem meses tomando anti-inflamatório e relaxantes musculares quando entram na academia. Ao contrário do que muitos pensam, isso não é normal e não é saudável! Se você exige do seu corpo a ponto de depender de medicamentos durante vários dias, certamente extrapolou os limites. Por isso, você até pode ir à aula de luta, ou treinar com seu amigo corredor, mas deixe ele ir na frente enquanto você caminha e tenta uns trotes tímidos. Pense somente no seu treino! Não tente acompanhar ou competir com pessoas que se exercitam há vários anos e possuem um preparo físico diferente do seu.

Os melhores exercícios iniciais para sedentários


Você pode até se aventurar a conhecer alguns treinos de alta intensidade desde que respeite o seu limite, mas isso não é o mais interessante se você cultiva uma rotina sedentária há algum tempo.  Ora, se você tenta ir numa aula de crossfit porque alguém lhe disse que é muito bom e está em alta, você não irá aproveitar a aula como deveria! Se sentirá frustrado ao perceber que não consegue fazer tudo e que se sente mal quando tenta.

No entanto, isso não significa que nunca poderá fazer as aulas. Mas que tal se fortalecer primeiro com uma atividade mais adequada à sua situação atual? Por que não preparar o seu corpo para um nível mais alto de stress antes de entrar de cabeça em uma atividade na qual você corre o risco de se lesionar e acabar desmotivado?

Por isso, objetivando ou não fazer atividades físicas mais pesadas no futuro, o ideal é que você comece devagar, conheça o seu corpo e os seus limites e avalie, dia após dia, quais são os benefícios que está sentindo. Abaixo indicaremos algumas atividades recomendadas para futuros ex-sedentários pelos profissionais de educação física:

Caminhada – a caminhada permite tonificar os músculos, ampliar o rendimento dos órgãos vitais, gerar maior disposição e queimar calorias. Pode ser praticada em intensidade baixa e média e é uma das melhores opções para quem está começando, principalmente por não ser necessário que se aprenda técnicas complexas.

Hidroginástica – a hidroginástica é uma das mais conhecidas opções para sedentários e pessoas que se recuperam de acidentes, cirurgias ou outros problemas. Trata-se de movimentos na água, acompanhados por um professor. As aulas são dinâmicas e divertidas e o contato com a água reforça ainda mais o fator anti stress da atividade.

Natação – a natação é um forte aliado para blindar os órgãos vitais de doenças, regular a postura e fortalecer os músculos. O gasto calórico é alto, especialmente devido à questão da adaptação à temperatura da água, que também consome calorias. Não há necessidade de que você participe de competições. As aulas podem ser tranquilas, sem metas definidas, sempre acompanhadas por um professor.

Yoga – a yoga é interessante para ex-sedentários porque é um exercício estático, que respeita plenamente sua capacidade física, de modo que você pode aumentar quando se sentir à vontade com a atividade. É fundamental para a flexibilidade muscular e para o fortalecimento dos pulmões e coração, já que trabalha com frequência a respiração.

A yoga é indicado também para pessoas muito estressadas ou agitadas, pois possui um viés espiritual, que objetiva trazer paz para o corpo e para a mente. Embora estático, a Yoga é capaz de fazer com que você detone muitas calorias à medida que evolui, além de proporcionar um estilo de vida baseado em calma e equilíbrio.

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