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Conheça os exercícios mais recomendados para idosos

Descubra quais são os exercícios mais recomendados para idosos e os seus benefícios

Atualmente, os idosos possuem grande espaço no universo da educação física. Há academias especializadas exclusivamente em terceira idade com enorme demanda de alunos, bem como horários específicos para idosos em academias comuns, com profissionais capacitados para prover o melhor treino para este caso. As modalidades são variadíssimas e há inúmeras opções para se escolher. Além das academias, podemos observar grupos de caminhada e corrida de rua formados por idosos, de modo garantir melhor sincronia de tempo e velocidade entre os envolvidos.

Muito longe de querer excluir o idoso de turmas de pessoas mais jovens, a maior atenção dada a este público visa justamente o contrário – inseri-lo em aulas e treinos com especificidades que existem em inúmeros outros. Do mesmo modo, por exemplo, que há treinos específicos para atletas profissionais, amadores, adolescentes, adultos que desejam simplesmente manter a forma e a saúde e também crianças.

Exercícios mais recomendados para pessoas idosas

É importante deixar claro que aqui não desejamos criar rótulos ou apontar exercícios físicos que “podem” ou “não podem” ser realizados por pessoas idosas. O tipo físico de cada indivíduo varia e em muitos casos aquilo que serve para um, não se aplica ao outro! Portanto, apontaremos, com base em estudos e em experiência, quais são os exercícios comumente mais recomendados para pessoas idosas de modo a se encaixar em suas rotinas e a trazer maiores benefícios para a saúde e com menor risco de lesões.

Desse modo, é importante ressaltar que há exceções de todas as idades e das quais temos consciência e com este artigo, temos como objetivo apontar algumas oportunidades para pessoas idosas que sofrem com algum tipo de limitação ou mesmo que desejam iniciar uma atividade e precisam saber mais a respeito dela. É válido também para que profissionais especializados em terceira idade direcionem os seus treinos neste sentido, caso queiram.

Exemplos, benefícios, justificativa e opções de exercícios para idosos

Hidroginástica

a hidroginástica é recomendada para os idosos porque é uma atividade de baixa intensidade, que é extremamente eficiente para a melhoria do sistema cardiovascular e respiratório. Com movimentos leves embaixo da água e uma aula alegre, acompanhada por música e um instrutor, a hidroginástica pode ser considerada uma atividade segura, com baixo risco de lesões (é importante que a academia seja equipada com escadas, barras de segurança e tapete antiderrapante junto à piscina).

Embora não possua alto gasto calórico, a perda de peso pode ser percebida a longo prazo. A hidroginástica traz melhorias na capacidade funcional de membros e órgãos, na coordenação motora e na capacidade de locomoção. Combate doenças como rinite e sinusite e evita males psicológicos como a depressão.

Yoga

Combinando posições de fortalecimento/alongamento com o controle da respiração e elementos de culto ao lado espiritual de cada indivíduo, a yoga é altamente recomendada para pessoas estressadas ou mesmo aquelas que gostam de desligar-se da rotina. É praticada em ambiente tranquilo e silencioso, incentivando a busca pelo autoconhecimento, equilíbrio espiritual e uma reforma íntima como um todo.

Garante maior flexibilidade e fortalecimento muscular com as posições que devem ser imitadas em uma aula dirigida e acompanhada por um instrutor habilitado. Para idosos, a yoga é eficaz contra dores crônicas, males psíquicos, flacidez e capacidade motora limitada. Traz melhorias na qualidade do sono e na convivência com a sociedade de um modo geral.

Caminhada

para quem a academia é inviável, uma boa caminhada será sempre uma ótima opção! Basta calçar tênis confortáveis e roupas leves, escolher o melhor ambiente e começar a caminhar! A caminhada é um exercício que pode ser de leve a moderado, a depender da velocidade e da distância percorrida. Auxilia na perda de peso e gordura corporal, fortalece os membros inferiores e evita doenças do coração.

Melhora a capacidade pulmonar e também a circulação sanguínea. Para os iniciantes, é comum sentir coceira nas costelas e pernas – os primeiros sinais que o sangue passa a circular com mais intensidade. Você pode caminhar sozinho, com amigos, cônjuge, em grupos e até mesmo com o seu cãozinho de estimação! É um ótimo momento para descontrair enquanto cuida da saúde.

Corrida

possui benefícios semelhantes ao da caminhada, com alguns diferenciais: maior gasto calórico e atividade pulmonar e cardiovascular. A corrida é um exercício famoso por causar uma grande sensação de prazer e bem-estar. Isso se explica pela liberação da endorfina, hormônio causador da sensação de bem-estar. Ao correr, a perda de peso se dá de forma um pouco mais rápida, bem como o fortalecimento muscular.

No entanto, é preciso ter cuidado com lesões. Evite terrenos muito inclinados, para cima ou para os lados (como os cantos de uma rua que não é plana). Escolha o tênis recomendado para o seu tipo de pisada e jamais esqueça do alongamento e do aquecimento!

Natação

A natação é uma atividade que pode ser leve, moderada ou de alta intensidade – tudo depende do tipo de treino praticado! É um inigualável corretor postural e aumenta significativamente a capacidade pulmonar. Corrige problemas respiratórios e também melhora quadros de rinite e sinusite.

A natação fortalece os membros superiores e inferiores e trabalha praticamente todos os músculos do corpo. Possui alto gasto calórico, mínimo risco de lesões e por isso é extremamente eficiente na perda de peso. É recomendada também para pessoas que possuem problemas nos joelhos ou osteoporose, visto que não há impacto ou sobrecarga nesta região.

Dança de salão

A dança de salão conquista pessoas de todas as idades, mas é indicada para idosos devido ao fortalecimento das pernas e o aumento da densidade óssea, garantido pelos movimentos recorrentes da atividade. Além disso, a dança de salão é um dos maiores benfeitores à psique existentes entre as atividades físicas, assim como outros tipos de dança.

Há estreita interação com diferentes parceiros, grande oportunidade de socialização e aprendizado, bem como melhora da coordenação motora. Auxilia na perda de peso e na melhora do sistema circulatório e respiratório, trabalhando membros superiores e inferiores. É uma atividade que mantém o cérebro em constante atividade e pode trazer também melhorias na autoestima, evitando doenças como a depressão.

Musculação

A musculação é uma das atividades que possui maior adesão do público em geral e é recomendada para idosos porque garante fortalecimento dos músculos de forma isolada ou não. O trabalho pode ser direcionado de acordo com a necessidade e o objetivo do aluno.

Uma vez que você conta com a ajuda de um personal trainer ou instrutor, o risco de lesões é praticamente nulo. A musculação traz resultados relativamente rápidos e é excelente aliada na perda de peso e gordura.

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