A osteoartrose, chamada popularmente de artrose, é uma doença reumática que acomete cerca de 80% a 90% das pessoas com idade acima de 40 anos. A artrose não tem preferência e atinge homens e mulheres na mesma proporção.

A artrose é caracterizada pela degeneração das cartilagens. A cartilagem é um tecido que reveste a extremidade de dois ossos unidos, que se movimentam entre si. Dessa forma, a cartilagem é responsável por diminuir o atrito entre esses dois ossos e absorver o impacto. Assim, as articulações mais afetadas são mãos, joelhos e coluna.

Por conta do desgaste da cartilagem, o principal sintoma da artrose é a dor articular que aumenta de intensidade com o passar dos anos.

Artrose: fatores de risco

Alguns dos fatores de risco da artrose são:

– Envelhecimento;

– Deformidades ósseas;

– Lesões nas articulações;

– Obesidade.

Atividade física para aliviar as dores da artrose

O corpo é uma máquina, que precisa constantemente de manutenção. Infelizmente, ainda não existe cura para a artrose, mas a atividade física é uma poderosa aliada para aliviar as dores causadas por ela. Além disso, o sedentarismo combinado com o envelhecimento pode ser um perigo para as articulações.

Quando a artrose é diagnosticada, o repouso é a primeira indicação dos médicos. Ao passar essa primeira fase, a atividade física entra como complemento do tratamento. Claro que prevenir ainda é o melhor remédio, mas se movimentar depois que descobriu a doença também é fundamental para levar uma vida mais saudável e fugir das dores.

As atividade físicas mais indicadas para aliviar as dores da artrose são:

Hidroginástica: por aumentar a  força muscular e a densidade óssea, a hidroginástica ajuda no relaxamento muscular;

Caminhada: mais uma vez a caminhada está na lista das atividade físicas indicadas. Afinal, a caminhada contribui no ganho de massa muscular e de resistência;

Alongamento: o aumento da flexibilidade e correção postural são os ganhos do alongamento;

Pilates: ajuda na reeducação postural, além de tonificar o corpo.

Mas vá com calma, cada quadro de artrose pede um grau de intensidade da atividade física. Por isso, converse com  o seu médico e se informe antes de iniciar ou continuar com alguma atividade física.