O Que o Seu Corpo Ganha com a Prática de Atividades Físicas

Existem pessoas que até concordam que os exercícios são benéficos à saúde e podem trazer grandes benefícios, mas encontram sérios problemas na hora de colocá-los em prática em suas próprias vidas. Hoje quero falar sobre a transformação pela qual uma pessoa sedentária passa ao se tornar ativa e como evitar de forma definitiva a autossabotagem, que pode tomar dimensões enormes.

Dietas, treinos, sugestões e descobertas pululam por toda a internet, assim como revistas de boa forma e não saem das recomendações dos médicos e profissionais da saúde. Mas até que ponto você consegue acreditar em tudo? Procure pensar nisto: você realmente consegue visualizar a melhora de uma rotina ativa? Vamos começar a discutir este assunto por esta questão, que é chave para desencadear muitas soluções.

É fácil entender as dificuldades que uma pessoa sedentária enfrenta para se tornar fisicamente ativa. Os obstáculos podem ser muitos. Há a possibilidade de que você não possa arcar com a mensalidade de uma academia, não more perto de um parque ou pista de caminhada ou simplesmente não tenha tempo. Qualquer pessoa que não esteja muito “afim” de começar pode apontar um destes problemas. Mas acredite: eles são secundários. Eles sempre vem após um pensamento, que fica lá no fundo de nossas mentes, dizendo “não vale a pena! Não vai mudar tanto assim.”

Muitas pessoas podem discordar disso. Mas há uma maneira de mostrar o quanto este argumento é forte e que isso pode ser realidade na vida de muitas pessoas. Quando você fica doente, você consegue dinheiro para o médico? Consegue tirar um tempo para cuidar da saúde, tomar os remédios e repousar? Quando o doutor exige que você elimine da dieta certos alimentos que podem comprometer a sua saúde, você consegue obedecê-lo?

Acredito que as respostas neste caso são quase todas positivas. E por que isso acontece? Porque fica nítido o quanto os hábitos afetam a nossa saúde. Você percebe, indo ao médico ou sentindo algum sintoma, que precisa de cuidados adequados e começa a se preocupar. Não dá para negar! Isso nos move. É impossível “empurrar com a barriga” um caso sério de doença ou mesmo um mal estar constante. No entanto, nesses casos os males já conseguiram se tornar maiores do que a sua própria vontade. Isso deixa claro uma coisa: se você tiver plena noção do que o sedentarismo pode fazer com você, certamente você se mobilizará para impedir que a sua saúde seja afetada.

Males causados pelo sedentarismo

Não se trata só de aparência. O sedentarismo pode causar males que vão muito além do excesso de peso e daquele incômodo na hora de se vestir. Males como obesidade, doenças do coração e até mesmo osteoporose podem ser causadas por uma longa rotina de sedentarismo. Imagine contrair doenças incuráveis, especialmente após os quarenta anos, somente porque você resolveu ficar em casa quando deveria se exercitar. É quase inacreditável, não? Mas, infelizmente, é a realidade. Doenças como trombose, veias entupidas e maior propensão ao câncer são realidades igualmente difíceis de se digerir, mas não podemos fugir delas e todas podem ser causadas pelo sedentarismo.

Além de tudo isso, é importante pensar nos malefícios que o excesso de gordura visceral acumulada próximo aos seus órgãos vitais podem trazer. Este tipo de acúmulo é extremamente nocivo e pode causar mudanças negativas em seu organismo, tais como problemas no estômago, intestino, fígado e pâncreas, bem como complicações cardiovasculares. Sendo sedentário você condena o seu organismo a um futuro de incertezas quanto à sua saúde. Permite que ele se enfraqueça ao longo do tempo e que seja suscetível aos mais diversos males e que padeça diante de qualquer enfermidade comum que você possa contrair, como um simples resfriado.

As diferenças reais de uma pessoa ativa

Para que você possa visualizar melhor as diferenças entre um sedentário e uma pessoa fisicamente ativa, vamos falar de um mal apresentado por vez:

Osteoporose – uma pessoa fisicamente ativa possui chances muito menores de contrair esta doença. Isso se explica porque a osteoporose, quando não é causada por outros fatores como hereditariedade, doenças ou procedimentos cirúrgicos agressivos, é causada por maus hábitos alimentares e pelo sedentarismo. Portanto, você tem algum controle sobre isso! Fortaleça os seus músculos e ossos e não se permita contrair esta doença por descuido. Algumas atividades físicas impedem a perda óssea e garantem o aumento de sua densidade como caminhada, dança e subir escadas.

Obesidade – você não precisa se acostumar com o peso extra forçando as suas articulações e nem mesmo com o excesso de gordura causando transformações negativas em seu organismo. A obesidade também pode ser causada por fatores alternativos, mas na maioria dos casos é puramente causada por maus hábitos, tanto alimentares quanto a falta de atividade física. Permita que seu corpo experimente a sensação de ser leve, mais funcional e ter total mobilidade perdendo peso com a atividade física. A sua saúde agradecerá!

Doenças do coração – complicações do coração podem impedir que você faça as coisas que mais ama. Por isso, cuide dele! Fortaleça-o, aumente a sua capacidade e não permita que se enfraqueça ao longo do tempo. Exercício como caminhada e hidroginástica já são ferramentas eficientes contra doenças que podem afetar o seu coração. Livre-se da fadiga e da palpitação ao fazer atividades simples e prolongue a sua capacidade de lidar com fortes emoções.

Trombose – o sedentarismo cria o ambiente perfeito para que você desenvolva doenças circulatórias, como a trombose. Mesmo os exercícios aeróbicos de baixa intensidade já garantem que o seu sangue circule adequadamente por todo o corpo e impede que você desenvolva este tipo de doença, bem como o entupimento de veias.

Saúde mental – além da saúde do corpo propriamente dita, praticando atividade física você contribui com a garantia da saúde da mente! Pessoas que se exercitam são mais dispostas, dormem bem e vivem menos estressadas. Não há nada melhor para aliviar o stress do que tirar alguns momentos do seu dia para a sua saúde, cultivando benefícios para o presente e o futuro!

Clique aqui e SAIBA como Começar HOJE mesmo, literalmente. Leve seu corpo para um outro patamar de saúde e bem-estar.