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Por que Você Deveria Começar a Correr?

Confira algumas dicas e informações sobre os melhores treinos de caminhada e corrida para iniciantes

Vamos imaginar que você saiu do sedentarismo ou que pretende sair em breve. Já se convenceu de que quer um futuro saudável, um corpo firme e livre de doenças e que não quer, de forma alguma, envelhecer antes da hora! Finalmente você tomou consciência de que precisa agir para que isso não aconteça! Se você já faz aquela caminhada tranquila em alguns dias da semana e sente que está sendo um bom exercício mas que a balança não elimina aqueles quilinhos extras que você gostaria, pode ser que o seu treino esteja um pouco leve demais.

Sem sombra de dúvida, a caminhada é um excelente exercício. Evita que você contraia diversas doenças graves trazidas pelo sedentarismo e já garante que você não aumente o seu peso, caso tenha uma alimentação equilibrada. Porém, fazer o mesmo treino durante muito tempo pode fazer com que o seu organismo se acostume àquele ritmo e queime menos calorias do que queimava no início.

Não significa, no entanto, que a caminhada não é um exercício eficiente. Tudo o que você precisa neste caso é aumentar gradativamente a intensidade do seu treino. Para que consiga isso, é importante que você tenha algum padrão de medida a respeito de sua caminhada. Quanto tempo dura a sua caminhada? Quantas vezes por semana você caminha? Qual é a distância que você costuma percorrer?

Munido destas informações, você pode aumentar o seu treino em intensidade, ou seja, percorrer a distância que você sempre percorre em uma velocidade maior e gastando  menos tempo ou optar por percorrer uma distância maior, mantendo a mesma velocidade e gastando mais tempo. Ambos os treinos são extremamente benéficos para que você melhore o seu rendimento e dê um novo objetivo para o seu corpo alcançar.

Caminhada primeiro, corrida depois

Começar pela caminhada não é uma regra, mas apenas um conselho para as pessoas que ainda estão se acostumando a uma rotina de exercícios ou que estejam voltando à ativa. A caminhada permite que você aumente a sua performance gradativamente. Se você começou a caminhar ou já tinha esse hábito e sente que ainda tem energia para gastar, agora sabe que pode aumentar a sua performance através da intensidade ou da resistência para turbinar a sua caminhada. Se você já foi um atleta ou praticava esportes no passado, as chances de que o seu corpo se acostume com a caminhada são muito grandes. E mesmo após aumentar o nível do seu treino de caminhada, pode acontecer de você ainda sentir que “sobrou um gás”. É o melhor momento para você começar a correr!

Por que correr é bom?

O que mais se ouve por aí é que correr é bom e praticar exercícios também. Mas se fosse para você começar a correr, sabe dizer o que seria o seu maior incentivo? Você conhece os benefícios que um treino de corrida pode trazer ao seu organismo? Se não conhece, é importante conhecê-los para considerar a importância de se esforçar para começar a correr. Ou, pelo menos, de não desistir! O mais atraente de todos eles, de um modo geral, é a redução de medidas. O gasto calórico de um treino de corrida é consideravelmente maior do que o gasto de um treino de caminhada e se você começa a gastar mais, sentirá as consequências disso no sumiço daqueles quilinhos extras que você sempre quis eliminar.

Porém, isso não vale para todos. Muitos leitores podem estar lendo isso agora e pensando “mas eu já sou magro, portanto a corrida não me favorece!” Nada disso! A perda de peso só ocorre para pessoas que estão acima do peso. Por isso, para os magrinhos de plantão, podemos apontar diversos benefícios da corrida, inclusive o ganho de massa magra! Parece absurdo, não? Mas é verdade.

A corrida pode fazer com que você perca peso, caso esteja com alguns quilos a mais, mas também pode fazer com que você desenvolva massa magra. Isso pode ser explicado devido ao processo de fortalecimento muscular, especialmente dos membros inferiores. Por isso, se você é magrinho, porém flácido ou vive no sedentarismo há algum tempo, certamente ganhará um pouco mais de massa magra. Obviamente nada comparado a um treino anaeróbico como musculação. Mas ainda assim acontecerá!

A corrida fará com que o seu corpo encontre um equilíbrio saudável, tanto no que se refere a peso, quanto a respeito da sua rotina. Devido à intensidade do treino, correr fará com que você gaste bastante energia e isso refletirá diretamente em suas noites de sono. Visando se recuperar do esforço feito, o seu organismo buscará o repouso na hora do sono e você sentirá uma melhora considerável no que diz respeito à qualidade.

Embora pessoas que nunca tiveram transtornos do sono não considerem sua importância, dormir bem é essencial para se ter saúde, tanto física quanto mental. Além desses benefícios, a corrida também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, tonificar o corpo e evitar a osteoporose, fortalecendo os ossos. É uma atividade que trará bem-estar físico, emocional e também mental, sem mencionar a grande melhora na autoestima, logo nos primeiros meses.

Como começar a correr?

Nada de pressa. Primeiramente você precisa estar com aquele sentimento sobre o qual falamos antes: você turbinou a sua caminhada, mas ainda tem energia pra gastar! Se nunca correu, procure pensar que sairá para mais uma caminhada, como tem feito regularmente. Comece caminhando, se aqueça e se alongue. Após dez minutos de corrida, tente inserir alguns trotes no seu treino.

Nada pesado, apenas um trote leve! Tente fazer isso por 30 segundos e depois ande novamente por três a cinco minutos. É importante lembrar que nos dias que você resolver correr, o seu treino deve ser feito em menos tempo do que quando você apenas caminha. Se você caminha, por exemplo, três vezes por semana, é recomendável que comece inserindo a corrida em um dia apenas e que vá aumentando a frequência quando sentir que se acostumou.

Para começar a correr da forma correta e não parar mais, conheça esse treinamento que foi desenvolvido especialmente para você. Adquira agora mesmo!

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