Print Friendly, PDF & Email

Porque atividade física é coisa séria

Por que atividade física é coisa séria? Conheça os benefícios

Vemos os profissionais da saúde na mídia nos alertando o tempo todo sobre a importância de se fazer atividade física durante toda a vida. Defendem que, desde criança, as pessoas aprendam a cultivar uma rotina fisicamente ativa, seja qual for a atividade. Mas qual será o propósito de tudo isso? Será que as atividades físicas são tão importantes assim, a ponto de que se faça tanto alarde a respeito? Será que vivemos em um momento que virou moda ser fisicamente ativo, andar vestido de roupas de ginástica e postar nas mídias fotos de pratos coloridos com verduras? Este estilo de vida possui, de fato, fundamento?

Há quem conteste as afirmações desses profissionais. E não há nada de errado em contestar. Procurar saber das coisas é, na verdade, muito produtivo! Se você é uma dessas pessoas, que não conhece os benefícios de ser fisicamente ativo e gostaria de ponderar se vale a pena trocar seu sofá por uma hora de caminhada ou academia, quero mostrar alguns argumentos que podem te dar o que analisar.

O corpo humano não foi feito para ficar parado – nosso corpo é movido a energia. Transformamos a energia dos alimentos em mobilidade, pensamento, força, comunicação. Nosso organismo é dinâmico e não estático. A evolução da tecnologia nos permite ter algumas regalias que nos permitem andar e nos movimentar menos, poupando tempo e esforço físico. Mas será que isso é bom? Uma escada rolante ou um elevador em um shopping de seis andares é justificável, mas de um andar para o outro não é assim tão necessário.

Acabamos por nos acostumar ao pensamento de que não suportamos subir rampas, escadas e, enfim, caminhar. Ao ficar muito estático evitar fazer esforços mínimos, o corpo começa a apresentar alguns problemas. A primeira tendência é o aumento de peso, proveniente da diminuição do gasto calórico. A segunda é a fragilidade muscular, óssea e das articulações. Com os músculos fracos a chance de lesões é muito maior. Eventualmente você precisará fazer algum esforço e não estará preparado para isso. Dores crônicas, fadiga, colesterol alto… o perfeito quadro para o aparecimento de doenças, especialmente cardiovasculares!

Envelhecimento precoce

Pessoas que não se exercitam tendem a envelhecer um pouco mais rápido. Um corpo estático não libera a quantidade de hormônios correta para manter a firmeza do organismo correspondente à sua idade. Além disso, o indivíduo estático não desfruta dos diversos benefícios psicológicos trazidos pela atividade física, como o alívio do stress e da insônia. Muitas pessoas duvidam quando se fala em rejuvenescimento e estão corretas. Não há – ainda – nada que faça um organismo rejuvenescer. O que ocorre é que não é raro que muitas pessoas cultivem hábitos nocivos durante toda a vida. Esses hábitos aceleram o processo natural de envelhecimento. Assim, quando alguém leva uma vida mais saudável, apresenta um aspecto muito mais jovem quando o comparamos a pessoas sedentárias, com alimentação desregrada ou que fumem ou bebam muito álcool.

Só benefícios!

Embora muitas pessoas acreditem que fazer exercícios pode fazer mal, especialmente após certa idade, esta informação é bastante duvidosa. Ainda que você nunca tenha praticado atividade física e já tem mais de 35 anos, exercitar-se não pode te fazer nenhum mal, a menos que você exagere ou tenha algum problema específico, indicado pelo seu médico, que te impeça de ser ativo. As atividades físicas, quando feitas de forma equilibrada, só trazem benefícios, tanto físicos como psicológicos!

Desacreditar desta afirmação seria jogar décadas de estudo no lixo. É cientificamente comprovado por pesquisas e afirmado pela experiência diária de profissionais da educação física que as atividades físicas são extremamente benéficas ao organismo.

Ao se exercitar você fortalece o seu corpo e se prepara para qualquer eventualidade que exija um pouco mais de esforço. Libera hormônios que contribuem para o sentimento de bem-estar, aumenta a sua disposição física, queima mais calorias e elimina o excesso de peso, fortalece os ossos, previne doenças diversas, protege as articulações e ainda traz uma infinidade de benefícios psicológicos, especialmente se você fizer alguma atividade coletiva que permita que você interaja com as pessoas!

Desculpas são mais perigosas do que você imagina

Voltemos à questão inicial: buscar uma vida fisicamente ativa tem fundamento? Sim! Agora você já sabe que as consequências de se exercitar e de ser sedentário são completamente diferentes e que a sua saúde futura pode ser definida hoje, pelo tipo de vida que você decide levar. Quando você duvida dos benefícios de se praticar exercícios porque realmente não sabe quais são eles, não há nenhum problema. Ao se informar, você conhecerá todos os benefícios e poderá até conhecer pessoas que relatam experiências sobre a melhora que tiveram em sua qualidade de vida ao abandonar de vez o sedentarismo.

Não estar informado sobre um assunto é natural. Mas tenha cuidado. Há pessoas que possuem a tendência de acreditar na verdade que lhes parece mais conveniente. Quantas vezes você já ouviu alguém que fuma dizer que cigarro não faz mal? Quantas vezes você já ouviu pessoas que abusam o álcool dizerem que seus pais e avós beberam a vida inteira e morreram saudáveis, já bem idosos?

Por isso, muito, muito cuidado! Você também ouvirá, ao menos uma vez em sua vida, um sedentário dizer que atividades físicas fazem mal à saúde ou não tragam benefício algum! Descarte, logo de cara, a afirmação. Pessoas com este argumento geralmente se encontram sedentários há muito tempo e se utilizam deste tipo de argumento para legitimar a sua situação, levando outras pessoas acreditarem em um engano. Isso pode ser prejudicial também a você, caso acredite.

Por isso, busque sempre consulta profissional. Pergunte ao seu médico o que é melhor para você. Quem sabe você não será capaz de ajudar esse amigo sedentário a desconstruir esta crença? A sua saúde é o bem mais importante que você tem. Invista nela! Garanta que você será capaz de ter uma vida longa e saudável! Atividade física e medicina preventiva se entrelaçam estreitamente. Pense nisso!

Não deixe de conhecer o Guia Prático Para Uma Vida Mais Ativa e Saudável. Você aprenderá de modo prático como começar a atividade física de modo equilibrado, respeitando os limites do seu corpo e ainda aprenderá como ter uma alimentação mais saudável, item essencial para alcançar o seu objetivo de ter mais saúde.

Comments

comments

Share This