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Tipos de atividades físicas – qual se encaixa melhor com você?

Existem vários tipos de atividades físicas. Escolha a que combina com você. Dessa forma o exercício será sempre um prazer

A atividade física pode ser feita de muitas maneiras. Há incontáveis tipos de esportes em todo o mundo, diferentes tipos de musculação e aeróbica, há atividades que envolvem dança, luta e alongamento entre inúmeras outras. No entanto, muitas pessoas parecem não encontrar uma atividade física com a qual tenham afinidade. Embora tentem, paguem meses de academia, não conseguem se sentir felizes e até mesmo desistem antes mesmo de ter que pagar outra mensalidade!

Por que isso acontece? A resposta desta pergunta é muito simples: cada pessoa possui uma atividade física com a qual se identifica mais e que lhe dará mais prazer. Do mesmo modo que há pessoas fissuradas por aulas de spinning, há aquelas que sentem dores nos joelhos e bumbum, e por mais que tentem não conseguem se acostumar. Enquanto milhares de pessoas adoram levantar pesos nas academias de musculação, há quem encare a prática como um verdadeiro martírio.

É importante desmistificar esta questão. Se você tentar, por exemplo, sair de uma rotina de inatividade física – sedentária – para começar a fazer alguma coisa e não gostar, isso não significa que não se adaptará às atividades físicas em geral, mas apenas que não se adaptou àquela que tentou praticar! Para sair deste dilema, é importante conhecer algumas atividades físicas antes de ir fazer uma aula, para saber o que lhe aguarda lá. Pensando nisso, separamos alguns exemplos para falar um pouco:

Bicicleta Você pode pedalar dentro ou fora da academia. A bicicleta é recomendada para diversos níveis, visto que você pode ajustar a velocidade e o tempo de exercício de acordo com sua necessidade e capacidade. A bicicleta fortalece especialmente os membros inferiores e tem um considerável gasto calórico. Lembre-se de ajustar adequadamente o seu banco à altura da cintura para evitar problemas posturais. Em caso de prática na rua, é importante usar equipamentos de segurança como capacete.

Corrida

Durante o verão, os parques brasileiros são repletos de corredores amadores. A corrida é um esporte prático e eficiente, uma vez que tudo o que você precisa é de uma pista, um bom par de tênis, roupas confortáveis e disposição. É uma atividade de alta intensidade e alto gasto calórico. Para começar a correr, é importante ter em mente: o seu tênis deve ser apropriado para corrida. Caso contrário você pode ter sérios problemas nas articulações, especialmente nos joelhos.

Os treinos devem começar em ritmo lento, intercalados com caminhadas até que você se sinta preparado para avançar gradualmente. E mais: a corrida não dispensa o alongamento. Alongue-se antes do treino e, se possível, depois também.

Caminhada

A caminhada é uma atividade que merece atenção. Por ser de baixa intensidade, há quem duvide de seus efeitos. No entanto, a caminhada pode ajudar a enxugar vários quilos extras e ajudar a acabar com a barriga! O que é importante lembrar é que caminhada não é passeio, e deve ser levada a sério. Portanto leve em consideração o seu tempo, velocidade e frequência semanal e fique de olho nos resultados. Certamente você notará uma melhora!

Pilates

A prática do pilates tem crescido muito no país. Isso se explica pelo fato de que a ciência conseguiu provar diversos benefícios para a saúde. O pilates possui diversos tipos que variam de acordo com os aparelhos usados e as posições que o professor pede. Pode ser feito na bola ou com aparelhos e pode servir para reabilitação ou mesmo como uma atividade física comum.

É extremamente benéfico para coluna e enrijecimento muscular. Sempre deve ser feito com um professor especializado na área, seja fisioterapeuta ou profissional graduado em educação física para garantir segurança e bons resultados. Embora seja uma atividade relativamente estática, o pilates possui alta queima de calorias, pois exige resistência muscular. Quando adotado como atividade física, suas posições representam grandes desafios para o seus alunos. Também funciona como fator neutralizante do stress e outras complicações psicológicas.

Hidroginástica

Hidroginástica é uma atividade física de baixa intensidade realizada na piscina, podendo fazer uso de halteres aquáticos e outros materiais que aumentam o grau de dificuldade do exercício. Geralmente é praticada com música em aulas dinâmicas. A hidroginástica é responsável pela prevenção de inúmeras doenças circulatórias e respiratórias e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças.

Body Pump O Body Pump é um tipo de aula de musculação feita com halteres, anilhas, barra, step e caneleiras com peso. É uma aula dinâmica e com intervalos curtos, regada a um mix de músicas selecionados por profissionais de educação física e padronizados nas academias. O mix é trocado de tempos em tempos para que os exercícios também mudem, visto que as repetições acompanham o ritmo das músicas. É interessante para definição muscular, queima de gorduras e ganho de resistência.

Zumba Fitness

A Zumba é uma aula de dança que contém uma mistura de hits latinos aliada a movimentos estratégicos para perda de peso e enrijecimento muscular. Cada aula pode queimar até 1000 calorias, a depender da capacidade de cada aluno. As aulas geralmente são divertidas e descontraídas e sem obrigações de se fazer tudo corretamente. Os professores devem ter certificação exclusiva em Zumba Fitness, pois a especialização em Zumba permite que se passe aos alunos o diferencial da dança.

Yoga De origem oriental, a Yoga tem sido amplamente praticada em todo o país. É um exercício que pode variar de tipo e intensidade, uma vez que carrega consigo profundas doutrinas ligadas ao espírito. A Yoga é uma atividade física completa, uma vez que trata do equilíbrio do corpo e da mente. Muito longe do clichê de ser uma atividade “fácil” a Yoga possui níveis de dificuldade, que devem ser alcançados de forma gradual.

Permite enrijecimento muscular e gasto calórico, pois os exercícios demandam força muscular, que é trabalhada desde a primeira aula. A respiração é de extrema importância e incessantemente lembrada pelos professores. Também pode ser praticada por pessoas de todas as idades. A Yoga prega mudanças no estilo de vida, maneira de pensar e alimentação.

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