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Benefícios Físicos de Adotar uma Rotina de Exercícios?

Você já sabe que os exercícios físicos são importantes aliados na prevenção de diversas doenças graves ao longo da vida e especialmente daquelas que surgem após longos anos de sedentarismo e hábitos alimentares desregrados. No entanto, é importante também falar sobre aqueles benefícios que você nota em seu corpo no curto e médio prazo e que são importantes incentivos para continuar praticando e aumentando o desempenho.

Afinal, quem não fica feliz de ver que aquelas roupas que você usava quando estava “em forma” lhe servem novamente e que aqueles degraus que você tem que subir todos os dias não são mais problema? Quem não se sente mais disposto a continuar quando sente uma melhora no sono, que aquelas dores antigas desapareceram ou que possui maior disposição física?

Ver o resultado em questão de meses é fundamental para que as pessoas sintam que estão no caminho certo e que todo o seu esforço está retornando para si em forma de saúde, força, bem-estar e outros benefícios. Por isso, quero apresentar aqui algumas atividades físicas recomendadas para pessoas que vivem em uma condição de sedentarismo e quais são as principais mudanças (benefícios) que trazem no físico, bem como o tempo médio que levam para apresentar resultados visíveis. É importante ressaltar que cada indivíduo possui um rendimento diferente e por isso estas estimativas são apenas uma média, baseadas em experiências.

Musculação


Exercícios de musculação apresentam resultados mais rápidos do que outras atividades físicas, de um modo geral. Obviamente tudo dependerá da intensidade do treino que você fizer, como a quantidade de carga, a velocidade das repetições e também o número de exercícios por dia.

A musculação é um exercício anaeróbio, ou seja, não usa oxigênio para produzir energia. Por isso é importante que seja feita em séries, com um determinado número de repetições e um tempo de intervalo entre estas séries. Os exercícios de musculação tradicionais – encontrados na maioria das academias – possuem foco em determinados músculos e atua diretamente sobre eles. Por exemplo, se você pedir ao instrutor um treino para braços, ele passará exercícios que visam trabalhar o bíceps e o tríceps.

A musculação é uma das atividades físicas de maior queima calórica e isso se explica pelo fato de que você gasta calorias durante o treino e enquanto está em casa ou trabalhando, em repouso, enquanto o seu corpo trabalha na recuperação muscular. De um modo geral, a musculação apresenta resultados visíveis já nos primeiros dois meses de treino, desde que haja uma frequência razoável – pelo menos três vezes por semana. Embora a balança possa dizer pouco na musculação, procure observar o seu corpo e a maneira como se sente, pois é comum que sinta menos dificuldade para atividades como levantar peso em casa, já neste período. Será possível observar o aumento e o tônus de alguns músculos, que estarão visíveis tanto no espelho, quanto na hora de se vestir.

Caminhada

Quando você se dispõe a iniciar uma rotina de caminhada, deve ter em mente que os resultados no corpo poderão demorar um pouco mais. Isso se explica por diversos fatores. Primeiro: a caminhada é uma atividade aeróbia e utiliza o oxigênio para produzir energia, bem como carboidrato, gordura e glicose e as atividades aeróbias demoram um pouco mais para produzir resultados que dizem respeito à aparência e ao emagrecimento. Porém, a caminhada possui uma grande vantagem: os resultados geralmente são mais duradouros do que os dos treinos de musculação.

Ou seja, se por qualquer motivo você precisar parar o seu treino de musculação por algumas semanas, os resultados conseguidos na academia se reverterão de forma mais rápida do que os que você conseguiu caminhando. Além disso, retornar a um treino de caminhada é mais fácil do que retornar a um treino de musculação no que se refere a dores e disposição. Se você conseguir adotar uma rotina estável de caminhada na qual pode aumentar o desempenho, sentirá resultados efetivos já a partir do terceiro mês. Os primeiros a serem observados são: a diminuição ou desaparecimento do sentimento de fadiga para realizar atividades simples do dia a dia, o aumento da flexibilidade, da mobilidade e a diminuição de algumas dores antes consideradas crônicas como coluna e membros inferiores. Depois, será a perda de peso e medidas, especialmente ao redor da cintura!

Hidroginástica e natação

Exercícios na água apresentam resultados logo no primeiro mês no que diz respeito a bem-estar. São os exercícios que melhor trabalham a capacidade cardiovascular, combatendo fortemente a sensação constante de fadiga. Estes exercícios também proporcionam redução do nível de estresse e são benfeitores do sono.

A hidroginástica, assim como a caminhada, apresenta resultados na aparência física somente após o terceiro mês, que são o tônus muscular e a redução de medidas. A natação, a depender da intensidade do treino, pode apresentar resultados mais cedo, especialmente relacionados ao aumento da força e tônus muscular. Ambos os esportes são indicados para pessoas que apresentam dores musculares nos membros e na coluna. Por exigir uma postura correta, podem combater dores na coluna que acompanharam o indivíduo por muitos anos! Além disso, são excelentes descongestionantes das vias aéreas, recomendados para pessoas que sofrem de problemas como a sinusite.

Corrida

A corrida apresenta resultados bastante rápidos, e a depender da intensidade do treino, é possível notar perda de peso já no segundo mês, desde que o praticante seja estável e determinado. A corrida possui uma queima calória muito maior do que a caminhada e também apresenta grandes benefícios à saúde.

Quando aliada a uma alimentação saudável, a corrida pode representar o melhor caminho para o emagrecimento, desde que sejam tomados cuidados como aquecimento, alongamento e tênis confortáveis, bem como treinos coerentes com a capacidade de cada indivíduo. Se você é sedentário e deseja iniciar um treino de corrida, comece caminhando e insira trotes em sua caminhada. É a melhor maneira para se acostumar com um treino de intensidade mais alta. Com determinação, sempre conseguimos os melhores resultados!

Para começar sua rotina de caminha e corrida com o passo a passo simplificado e o melhor custo-benefício, conheça o programa Como Começar a Correr

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