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Como emagrecer sem sofrimento

Quer uma maneira divertida e eficiente de emagrecer? Aposte na corrida!

A corrida de rua é uma das atividades físicas que mais têm crescido no Brasil nos últimos anos. O gosto pelas pistas e esteira tem se alastrado por pessoas de todas as idades e classes sociais e isso se deve a diversos motivos: o entendimento de que a atividade física é fundamental para garantir a saúde, o prazer que as pessoas encontram em se exercitar ao ar livre, na possibilidade de socialização e de fazer novas amizades, o baixo custo e os resultados relativamente rápidos.

Além disso, uma vez que você se acostuma com a corrida, sente inigualável prazer e bem-estar físico. Ao fim de uma boa corrida, os corredores sentem a típica sensação de “ter saúde para dar e vender”. A questão principal é que não é raro ver sedentários se convertendo a corredores apaixonados em poucos meses. Qual seria a explicação deste fenômeno? Entenda como o organismo responde a um treino de corrida e como você pode emagrecer rápido e com prazer levando a corrida a sério.

Gasto calórico

A corrida tem um gasto calórico significativamente maior do que o da caminhada. Não tem jeito, o corpo realmente trabalha mais durante um determinado período correndo, do que o faria se você fizesse uma caminhada. Numa corrida de uma hora, você pode queimar até 900 calorias (kcal), a depender de sua velocidade, da elevação do terreno, e das condições climáticas, enquanto em uma caminhada este número cairia para 520 calorias (kcal) caminhando rápido.

É importante deixar claro que não devemos diminuir ou desconsiderar a eficiência da caminhada, que também é uma das opções preferidas dos brasileiros. Porém, precisamos aqui ressaltar que a corrida é a atividade ideal para quem deseja perder peso de forma mais rápida. Caminhando você certamente emagrecerá, porém este processo será um pouco mais lento (considerando uma alimentação balanceada).

Calçados apropriados

Começar a correr exige alguns cuidados por ser um esporte de alta intensidade e também impacto, do ponto de vista da pisada no chão. Os tênis de corrida respeitáveis conseguem absorver até o dobro do peso de uma pessoa de média estatura. Por isso, a escolha do que você irá calçar é de extrema importância logo no início, para evitar que você se lesione e acabe desistindo do exercício.

Com isso, a recomendação é para evitar correr com sapatos de passeio e tênis casuais, pois o risco de lesão, problemas no joelho e canelite logo no início são altos. Os tênis apropriados para a corrida são vendidos a vários preços e aqueles que são munidos de mais tecnologia costumam ser mais caros, variando de 300 até mil reais. Embora o preço assuste, o investimento é bastante válido.

Porém, se você não quer ou não pode gastar tanto para começar, não há necessidade! Há tênis apropriados para a corrida de boas marcas a preços bem menores e que poderão prover o que você necessita a princípio que é amortecimento do impacto da pisada, ventilação para os pés e estabilidade.

Começando…

Você pode começar a correr em qualquer lugar que tenha um terreno relativamente plano! Pode ser em uma esteira, em um parque, em uma pista de caminhada ou mesmo pelas ruas de sua cidade. O importante é ter força de vontade e se concentrar no treino. Se você nunca correu e não faz ideia de como será o seu desempenho, tente começar correndo 100 metros, e intervalando com caminhada.

Se não souber marcar, você pode marcar alguns segundos no relógio para correr ou mesmo contar mentalmente enquanto corre. Comece sempre com o trote, pois isso garante que você conseguirá ter um tempo mínimo eficiente de exercício, que é o que gerará o emagrecimento.

O tempo necessário para cada caso pode variar, mas de um modo geral, os personais trainer e profissionais da educação física recomendam um tempo mínimo de trinta minutos de corrida por dia de treinamento. A queima calórica é significativa e elimina uma quantidade razoável do que foi ingerido no dia em questão.

Diferentes treinos

A corrida, de um modo geral, proporciona perda de peso, perda de gordura e fortalecimento dos membros inferiores, mas há treinos específicos para cada objetivo e por isso é importante que você foque no treino que te fará alcançar aquilo que deseja! Para perder peso é ideal que você faça a corrida de resistência, que é baseada em maior distância e tempo e a velocidade é um fator secundário.

Quanto mais tempo você consegue correr, maior será o seu gasto calórico e a primeira coisa que você provavelmente irá notar será uma diminuição da massa em volta da cintura. Este tipo de massa é chamada de gordura visceral e representa sérios riscos à saúde. A corrida permite que você consiga reduzir as medidas nesta região e, como consequência, elimine riscos à sua saúde.

Resultados em pouco tempo

Com apenas um mês de corrida você notará diferenças no seu organismo e talvez a balança também responda. Se você adotar uma alimentação equilibrada – moderando no álcool, deixando de comer alimentos muito gordurosos, evitando exagerar em carboidratos no jantar – este processo será ainda mais rápido. Mantendo uma frequência média de 3 dias de corrida por semana (no mínimo) você já pode se considerar fisicamente ativo. Se você é sedentário, se prepare, pois sua vida certamente irá mudar para muito melhor!

Perda de peso

Todos sabemos que não há dieta, atividade ou aparelho (muitos são vendidos por aí) milagroso que faça alguém perder peso sem se esforçar. Infelizmente, ganhar peso é muito mais fácil do que perder, para a maioria das pessoas. Portanto, por mais que a propaganda defenda que medicamentos emagrecedores e outras medidas “fáceis” deem resultado, é importante que você olhe para isso sempre com desconfiança.

Os medicamentos emagrecedores podem representar sérios riscos à saúde e as pessoas costumam tomá-los sem consultar um médico ou nutricionista. A composição e a eficiência da maioria destes medicamentos não é comprovada cientificamente e por isso eles devem ser descartados. Afinal, você pode gastar dinheiro, comprometer a sua saúde e não ter o resultado esperado!

Receita de sucesso

Por isso, a receita do sucesso para perder peso sempre será: alimentação e atividade física. Para muitas pessoas isso pode ser bastante difícil, pois representa uma drástica mudança no estilo de vida e em hábitos alimentares antigos.

Por mais que pareça difícil, você pode colocar na balança o que é mais importante e mais viável de se fazer: continuar levando uma vida sedentária e com alimentação desregrada e sem qualidade, sentindo indisposição e correndo o risco de desenvolver diversas doenças que podem se complicar no futuro ou enfrentar a mudança agora enquanto você desfruta de saúde e levar uma vida com muito mais qualidade e menos riscos?

Tenha sempre em mente que optar por hábitos saudáveis faz com que você mude, mas ter uma doença grave também exige que você mude, e de uma forma muito mais difícil!

Se você quer emagrecer com saúde, a corrida pode ser a sua melhor amiga. Respeite o seu corpo, comece devagar e vá aumentando o seu desempenho à medida que se sente mais confortável para isso, sem pressa! Você sentirá a partir do primeiro mês que suas pernas estão mais ágeis, que você consegue subir aquela escada que tanto te incomodava sem nem se dar conta disso e o seu coração trabalhará tranquilo!

Uma vez que você começa a diminuir o seu peso, a tendência é que os seus joelhos agradeçam aliviados a diminuição da pressão sobre eles e respondam com a diminuição de possíveis dores que você esteja sentindo! A perda de peso proporciona também alívio nos tornozelos, na lombar e nos músculos das pernas! É como se você tivesse que andar com um peso amarrado nas costas e de repente o retirasse. O corpo inteiro agradece aliviado!

Problemas e dificuldades de locomoção

Não é raro que muitas pessoas acalentem o equivocado pensamento “não consigo correr ou caminhar porque tenho dificuldades para me locomover”. Essa dificuldade pode ser no sentido de dores, excesso de energia que é necessária para mover-se ou mesmo fraqueza das articulações, da coluna e outros problemas. Em muitos destes casos, questões como estas desaparecerão tão logo você perde peso.

Quanto mais você pesa, mais energia é necessária para que você se movimente e perdendo peso, você passa a precisar de menos energia para fazer qualquer atividade. Isso serve também para solucionar dores na lombar, que podem se dever ao fato de que você ganhou peso rapidamente sem que o fortalecimento da lombar acompanhasse proporcionalmente o processo.

Se você passa por este problema em um nível elevado, jamais comece por conta própria! Consulte um profissional da saúde que avalie a possibilidade de você começar a correr e qual seria o treino apropriado para o seu caso, sempre respeitando os limites do seu corpo! Quando você se acostumar a correr, dificilmente irá querer perder um dia de treino! Um organismo disposto, saudável e em seu peso ideal proporciona uma sensação única de bem-estar. Você perceberá que será muito mais fácil fazer as coisas que gosta e desfrutar dos bons momentos de sua vida!

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