Print Friendly, PDF & Email

Entenda Porque Dieta não Emagrece e Não Funciona

Já tentei de tudo e continuo engordando. Qual o meu problema? É simples. Dieta não Emagrece e Não Funciona. Logo o que você precisa é PARAR de Engordar

Fernanda começou a fazer a dieta paleolítica e retirou totalmente da alimentação grãos, alimentos processados, laticínios e açúcar refinado.  Depois de 4 semanas, emagreceu  5 kg. Mas, enquanto estava fazendo a dieta, deixou de ir a jantares com os amigos, festas de aniversário e confraternizações da empresa – situações que poderiam deixá-la tentada a sair da dieta.

Fernanda colocou de lado sua vida social e momentos importantes em que estava perto de pessoas queridas, comemorando. Esse “novo estilo de vida” não durou muito: ela logo se frustrou e voltou aos velhos hábitos, recuperou o peso antigo e ainda somou alguns quilos a mais. Mas ela conhecia esse cenário, já que desde a adolescência tentava perder os quilinhos a mais e ficar de bem com a balança. Fernanda, por várias vezes, conseguiu perder peso com a ajuda de dietas e regimes, mas não teve resultados duradouros e consistentes em nenhuma dessas vezes.

Essa história soa familiar para você? Com certeza você conhece alguém que já passou ou passa por isso. Ou você mesma já se submeteu a inúmeras dietas, perdeu o peso desejado, mas logo se viu brigando novamente com a balança e as roupas apertadas. E você deve ter se questionado: “por que eu não consigo? Existem tantas dietas, seguidas por tantas pessoas…e só comigo não funciona! Eu devo ser o problema!”

Eu tenho duas notícias pra você: uma ruim e uma boa. A ruim é que você não conseguirá manter o peso perdido com essas dietas mirabolantes e, fatalmente, vai continuar infeliz com seu peso. A boa notícia é que a culpa pelas falhas não é sua – existe uma solução para esse problema e ela é muito mais simples do que você imagina! Mas vamos por partes…primeiro quero falar um pouco do porque as pessoas vivem fazendo dieta e não atingem os resultados esperados.

E a explicação pode parecer absurda, mas inúmeros estudos já comprovam o fato de que DIETA NÃO EMAGRECE E NÃO FUNCIONA! E aqui quero deixar a definição de dieta a que estou me referindo: programa que envolve cortar porções, em que é preciso restringir calorias de maneira severa ou eliminar grupos inteiros de alimentos, como gorduras, carboidratos ou proteínas.

É isso mesmo…se você não quer mais engordar e busca uma vida saudável sem o famoso “efeito sanfona”, NÃO FAÇA DIETA!  E a ciência está aí para comprovar: pesquisas americanas indicam que, em dado momento, pelo menos um em cada cinco adultos diz estar em algum tipo de dieta, mas a maioria não consegue manter a forma. Você pode constatar isso apenas olhando ao seu redor: hoje em dia existem inúmeras dietas e programas de restrição alimentar que prometem o fim das gordurinhas a mais e o corpo perfeito para o verão.

Porém, os números mostram uma realidade totalmente diferente: uma pesquisa divulgada pelo IBGE em agosto de 2015 revelou que, em uma década, o número de brasileiros acima do peso considerado ideal deu um salto: hoje são 82 milhões de adultos.  Se as dietas cumprissem o que prometem, não existiriam tantas pessoas sobrepeso e obesas no Brasil e no mundo.

Apesar das inúmeras restrições e privações das dietas, elas são extremamente sedutoras pois oferecem uma explicação clara do que devemos ou não comer. O objetivo dessas táticas é controlar seu comportamento alimentar e demonizar escolhas alimentares consideradas  inadequadas. Mas essas estratégias acabam não funcionando para a grande maioria das pessoas, pois são extremas e muito difíceis de manter a longo prazo. Vou te dar um exemplo: pense em uma dieta com restrição de carboidratos.

Apesar de serem considerados os vilões do momento, os carboidratos têm uma função importantíssima na sobrevivência do ser humano, já que são as únicas fontes de energia utilizadas pelo cérebro, fígado e algumas células intestinais. Se o seu cérebro não funciona, o restante do seu corpo para de funcionar também. Pense comigo: como uma dieta que prega a retirada de um nutriente VITAL para o funcionamento do organismo pode se sustentar a longo prazo? Pois é, ela não se sustenta. Assim como a perda de peso também não se sustenta, por alguns fatores.

Ficam então algumas perguntas: quais os aspectos negativos das dietas? Existe uma forma eficiente para não engordar mais, com resultados duradouros? Sim, existe! E a ciência já tem resultados consistentes sobre isso.

Imagine você se alimentando bem, sem ter que seguir “modelos prontos” ou dietas mirabolantes, sem restrições absurdas e sem passar vontade. Imagine-se magra, de forma definitiva, podendo usar as roupas que tanto deseja e se sentindo linda e feliz. E o melhor…sem engordar mais! Isso é possível sim!

Vou dividir com você mais informações sobre as dietas e a solução definitiva para você se manter no seu peso ideal nos próximos artigos! Aguarde! Até lá!

Conheça alguns exercícios de emagrecimento que você pode fazer em casa.

Comments

comments

Share This