Muitas das doenças que trazemos para a velhice são resultado de fatores genéticos ou do ambiente no qual vivemos, ou seja, pode ser algo que não temos o controle ou a importância de damos para cuidar da nossa saúde.

Já que a primeira condição é um fator que carregamos no nosso corpo, independentemente da nossa vontade. Por outro lado, a segunda causa é totalmente controlada por cada um e muitas das doenças podem ser evitadas apenas se prevenindo. Com isso, é fundamental dedicar um tempo para fazer um check up médico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a prevenção é dividida em 3 níveis:

– Prevenção primária: cujo intuito é remover causas e fatores de risco antes que a doença apareça. É aqui que entram os  exercícios físicos e a vacinação, por exemplo.

– Prevenção secundária: ações com o objetivo de detectar um problema de saúde ainda em estágio inicial, o que possibilita o tratamento e reduz o risco de graves consequências. Nesta fase, estão exames específicos, como mamografia e cardíacos são essenciais.

– Prevenção terciária: iniciativas com foco na redução de prejuízos funcionais causados por conta de uma doença aguda ou crônica. A inclusão da reabilitação acontece nesta etapa.

Claro que ninguém quer chegar na segunda e na terceira fase, não é mesmo? Por isso, vale prestação a atenção ao organismo e incluir a atividade física como parte da rotina. Para que essa prática seja eficaz, o ideal é contar com a ajuda de um profissional qualificado para atender os idosos. Ou seja, de um Personal Trainer especializado na terceira idade.

5 Passos para Prevenir Doenças

Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, não existe nenhum segredo quando o assunto é a prevenção de doenças. Para isso, basta seguir os 5 passos para ficar bem longe dos problemas de saúde que atrapalham, e muito, a qualidade de vida na terceira idade.

1.Tenha hábitos alimentares saudáveis;

2.Pratique atividade física regularmente;

3.Não fuja do médico e faça exames preventivos periodicamente;

4.Invista no convívio social;

5.Cultive bons pensamentos e mantenha a sua mente sempre ativa.

E ai, você está seguindo os 5 passos para garantir a longevidade com saúde e disposição?