O envelhecimento é algo natural do nosso organismo. Claro que diversos cuidados garantem uma longevidade e envelhecer de forma saudável. Em 2015, a população idosa já soma 13% no Brasil e a tendência é esse número aumentar. Por isso, é cada vez mais importante começar alguma atividade física o quanto antes.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 75,7 milhões de brasileiros tem mais de 40 anos. Para se ter uma ideia, o número de crianças e adolescentes representa 62,3 milhões de pessoas na faixa de vai dos 0 aos 19 anos. Por conta disso, é importante se cuidar para afastar as principais doenças que acometem os idosos no país. Você sabe quais são elas?

5 principais doenças que atingem os idosos no Brasil

Existe uma série de doenças que atingem os idosos no Brasil, mas resolvi separar uma lista com 5 delas:

1.AVC: popularmente conhecido como AVC, o Acidente Vascular Cerebral ou derrame, acontece quando há o entupimento ou o rompimento dos vasos que transportam o sangue até o cérebro. As consequências podem ser desde redução de mobilidade moderado até total do idoso.

2.Diabetes mellitus: a diabetes é sem dúvida um dos grandes problemas mundiais. Essa síndrome metabólica resulta no acúmulo de glicose no corpo por conta da deficiência do organismo em produzir insulina, responsável por absorver essa glicose. Como resultado, a glicose se transforma em açúcar e pode ter sequêlas permanentes, como a cegueira, por exemplo.

3.Pneumonia: geralmente as pessoas não dão muita atenção para a pneumonia, mas ela pode matar. Sim! De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, 35 pessoas morrem por dia, em média, por conta de complicações decorrentes da pneumonia só na região paulista.

4.Osteoartrose: a osteoartrose é o tipo mais comum de reumatismo. Também chamada de artrose, essa doença é caracterizada pelo processo degenerativo das articulações, o que resulta na diminuição da cartilagem que reveste a extremidade de dois ossos unidos, como os joelhos, por exemplo.

5.Infarto: o infarto é uma doença silenciosa que pode levar à morte. Ele acontece quando uma das artérias que oxigenam o coração são obstruídas por um coágulo de sangue. Esse processo inflamatório acontece ao longo dos anos e está diretamente ligado ao acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias.

Quando não matam, essas doenças deixam séries sequêlas no organismo, fazendo com que a pessoa fique debilitada e necessite de ajuda para fazer tarefas simples do dia a dia. Para retardar e até afugentar essas doenças, a receita é uma só: prática constante de atividade física. A atividade física é uma poderosa aliada para manter o corpo e a mente em perfeito funcionamento. Então, está esperando o que para se mexer?