Print Friendly, PDF & Email

Seu corpo não acompanha a sua cabeça?

A Fisiofit Sênior mostra a solução para um dos problemas mais atrapalham as pessoas a terem uma vida saudável. Se você sair por aí perguntando para as pessoas se elas acham certo fazer atividade física, certamente a maioria delas dirá que sim.

No entanto, se você perguntar quantas delas de fato praticam exercícios, poucas terão uma resposta afirmativa para dar, ainda que este número seja crescente no momento em que estamos vivendo.

A verdade é que sempre que vemos alguém fazendo alguma atividade, seja acompanhando a rotina de pessoas conhecidas que vão à academia ou de desconhecidos que se exercitam pelas ruas, pensamos que deveríamos fazer o mesmo, certo? Isso significa que nós sabemos o bem que a atividade nos faz.

Buscar e alcançar saúde

Nós queremos essa saúde! E o principal: queremos sentir prazer em buscá-la. No entanto, não achamos possível, não conseguimos. Por que isso acontece? Para descobrir a resposta desta pergunta, a primeira coisa que devemos fazer é eliminar o pensamento de que algumas pessoas conseguem e outras não.

É claro que você, eu e qualquer pessoa somos capazes de desenvolver uma rotina com atividades incluídas (pessoas com algum tipo de limitação física também podem encontrar algumas formas, a depender do caso e com a autorização do médico).

Tentativas frustradas

Diante da minha afirmação de que todo mundo pode fazer atividade, você pode até rebater “espere aí! Eu já tentei e não consegui!”. Isso também pode ser bastante comum, mas em todos os casos é preciso identificar quais são os motivos de você não ter conseguido se exercitar.

No entanto, procurarei apresentar um dos problemas mais comuns deste tipo de situação, esmiuçando melhor a questão de o seu corpo não acompanhar a sua cabeça.

Portanto, lembre-se de todas as vezes que você tentou praticar alguma atividade e não conseguiu, leia as possibilidades abaixo e veja se alguma se encaixa com o seu caso. Apresentarei uma possível solução para cada uma.

Fôlego

Não tive o fôlego suficiente – muito comum para quem tenta praticar exercícios aeróbios como corrida, caminhada rápida e pedalada. O exercício aeróbio exige uma sincronia com a respiração.

Invariavelmente, o corpo aceita bem este tipo de atividade, mas se você vem de um estilo de vida sedentário, precisa começar devagar, respeitando os seus limites, fazendo intervalos, alongamento e aquecimento.

Comece do jeito certo

Você sempre terá fôlego para fazer um exercício que o seu organismo suporta. Se deseja ter um desempenho bacana daqui a uns meses, por exemplo, você precisa começar do jeito certo. Escrevi um artigo específico para pessoas que desejam começar a correr.

Sinto muitas dores, especialmente na lombar – sentir dor durante a atividade não é um bom sinal e é preciso descobrir o motivo e eliminá-lo. Se a dor está acontecendo, há algo sendo feito de maneira errada.

Na maioria dos casos, as causas de dor são: falta de aquecimento e alongamento, início de atividade intenso demais (é preciso que o organismo tenha tempo para entender que passará de uma rotina de repouso para ser fisicamente ativo).

Como evitar a dor

A dor também pode ser devido à respiração errada. Quando é na lombar, o motivo mais comum é o excesso de peso – a lombar não está fortalecida o suficiente para sustentar o corpo durante a atividade.

Para que passe, é importante tentar controlar a alimentação para perder alguns quilos a mais. Você também pode fazer exercícios para fortalecê-la.

Não gostar de atividade física

Descobri que não gosto de fazer atividade física – essa é clássica! Já conheci muitas pessoas que dizem que a sua maior dificuldade é não gostar de se exercitar.

Por mais que pareça uma barreira intransponível, é uma das mais fáceis de se derrubar justamente porque quase todo indivíduo pode gostar de alguma atividade e provavelmente esta queixa surge quando ele tenta praticar alguma que não gosta ou não se identifica.

Há inúmeros tipos de atividades diferentes para todos os gostos e basta que você experimente para ter opções diversas de escolha. Não insista naquela que não lhe faz feliz, busque o seu prazer no exercício e o resto será muito mais fácil!

Meu corpo não acompanha a minha cabeça

É sobre isso que queremos falar hoje com um pouco mais de atenção. O sentimento de que o corpo não acompanha a mente é muito frustrante e pode nos levar a crer que há algo de errado com a nossa capacidade de colocar em prática as coisas que desejamos.

Acredite que você pode e você conseguirá

Vamos, novamente, eliminar aquela velha questão “eu jamais conseguirei”, porque ela não é verdadeira. Você conseguirá, com toda a certeza, mas precisa adaptar alguns detalhes.

Se a sua mente não acompanha o seu corpo, podemos inferir que uma parte sua já quer se exercitar (a mente). O outro (o corpo) também tenta fazê-lo, mas sua marcha é lenta ou ele não lhe obedece.

Assim, podemos tirar disso uma importante informação: todo o seu ser quer, de alguma forma, ser ativo, mesmo que ainda não esteja conseguindo da maneira mais adequada.

Ciente desta informação, chegamos ao ponto onde iremos buscar o equilíbrio entre o seu corpo e a sua mente. Você deverá desacelerar a mente, para uma realidade alcançável pelo corpo.

Isso mesmo! Se colocou na cabeça que deve correr 3 km em um dia e o corpo não obedece, você vai reduzir as expectativas que se colocou. Faça um teste com o seu corpo e veja quanto ele consegue fazer em um dia de atividade.

Acredite, você é capaz!

É com base nisso que você vai determinar do que ele é ou não capaz. Se você está numa aula de dança e não acompanha os movimentos, mude de estratégia.

Em vez de tentar acompanhar todos os movimentos do professor ou professora, selecione os movimentos mais importantes da música para aprender ou comece por aqueles mais fáceis, para ir aprimorando os passos em sincronia com a música.

Dê tempo a si mesmo e não se cobre tanto! Com persistência e paciência, você facilmente chegará onde quer! Quer falar mais sobre essa questão? Entre em contato comigo para buscarmos mais possibilidades!

marcolopes@fisiofitsenior.com.br

Comments

comments

Share This