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É verdade que os exercícios retardam o envelhecimento de nossas células?

Sim, é verdade; quase todo tipo de atividade física pode retardar o envelhecimento dentro de nossas células, segundo um novo estudo. E a meia idade pode ser um momento crítico para fazer esse processo.

Saber a idade de uma célula é complicado, porque sua idade biológica e cronológica raramente coincidem. Uma célula pode ser relativamente jovem em termos de quanto tempo ela existe, mas pode funcionar lentamente ou de forma irregular. Hoje, muitos cientistas começaram a determinar a idade biológica de uma célula mais pelo seu funcionamento e menos por sua idade, e fazem isso medindo o comprometimento dos seus telômeros.

Se você não conhece as partes do interior de suas células, os telômeros são pequenas cápsulas encontradas no final das cadeias do DNA, como aqueles plástico que existem nos cadarços. Acredita-se proteger o DNA de danos durante a divisão celular e replicação. Conforme a idade celular, seus telômeros encurtam naturalmente. Mas o processo pode ser acelerado pela obesidade, tabagismo, insônia, diabetes e outros aspectos como o estilo de vida. Nesses casos, as células afectadas envelhecem prematuramente.

Confirmações científicas

No entanto, a ciência recente sugere que os exercícios físicos podem diminuir o desgaste dos telômeros. Estudos anteriores descobriram por exemplo, que atletas normalmente tem telômeros mais longos do que as pessoas sedentárias da mesma idade. Mas esses estudos foram relativamente estreitos, com o foco principalmente em idosos que dirigiam ou andavam. Não ficou claro se pessoas de diferentes idades que se envolviam com exercícios variados tinham algum efeito no tamanho dos telômeros.

Assim, para um novo estudo que foi publicado esse mês na Medicine & Science in Sport & Exercise, pesquisadores da Universidade de Mississippi e da Universidade da Califórnia, em San Francisco, decidiram olhar mais amplamente as interações entre exercício e telômeros em uma ampla faixa americana. Para fazer isso, eles se voltaram para o imenso tesouro de dados gerados pelo National Health and Nutrition Examination Survey, para o qual dezenas de milhares de adultos respondem perguntas anualmente sobre sua saúde, incluindo os hábitos de exercícios e exames complementares, e também proporcionam uma amostra de sangue.

 

Nos últimos anos, as amostras de sangue foram testadas para, entre outros marcadores de saúde, o comprimento dos telómeros nas células do sangue dos participantes. Os pesquisadores reuniram os dados de 6.500 dos participantes, na faixa etária 20-84, e em seguida, categorizadas em quatro grupos, com base em como eles tinham respondido a perguntas sobre o exercício.

Essas perguntas neste inquérito tendem a serem amplas, pedindo que as pessoas digam se, durante o mês passado, tinham se envolvido em treinamento de peso, exercício moderado como caminhar, exercícios mais vigorosos como correr se caminhou ou passeios de bicicleta para o trabalho ou na escola. Se um participante respondeu sim a qualquer uma dessas quatro questões, ele ou ela ganhou um ponto dos pesquisadores. Assim, alguém que relatou caminhar recebeu um ponto. Se ele também correu, ele ganhou outro e assim por diante, para um máximo de quatro pontos.

Os pesquisadores então compararam essas contagens para o comprimento dos telômeros de cada pessoa e houveram associações claras. Para cada ponto que era adquirido a partir de qualquer tipo de exercício, os seus riscos de ter telômeros curtos diminuíam significativamente. Esse risco diminuiu substancialmente em pessoas que se exercitavam mais e de forma variada.

As pessoas que relataram dois tipos de exercício eram 24% menos de probabilidade a ter telômeros curtos; três tipos de exercício eram 29% menos probabilidade; e aqueles que tinham participado em todos os quatro tipos de atividades eram 59 por cento menos probabilidade de ter telômeros curtos.

Curiosamente, estas associações foram mais fortes entre as pessoas com idades entre os 40 e os 65 anos. Os pesquisadores sugerem que a meia-idade pode ser um momento chave para iniciar ou manter um programa de exercícios se você deseja manter os telômeros,  diz Paul Loprinzi, um professor assistente de saúde e ciência do exercício na Universidade de Mississippi. Ele foi um co-autor do estudo com Jeremy Loenneke, também da Universidade de Mississippi, e Elizabeth Blackburn, professora da Universidade da Califórnia, San Francisco, que dividiram o Prêmio Nobel em 2009 pela descoberta da natureza molecular de telômeros.

 

Por Marco Lopes.

 

Veja também: Exercícios físicos influenciam no cérebro dos idosos?

5 Passos para Prevenir Doenças na Terceira Idade

 

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