Print Friendly, PDF & Email

A hipertensão, ou mais conhecida como pressão alta, é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial igual ou superior a 14 por 9, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão. 

Engana-se quem pensa que apenas os idosos é que sofrem com isso. A hipertensão acomete tanto os idosos, quanto os jovens e as crianças. Isso acontece por vário motivos, mas principalmente porque os vasos sanguíneos se contraem e, quando esses vasos se estreitam, a pressão sobe. 

Mas fique atento: apesar de ser democrática, a hipertensão “prefere” os idosos. Para se ter uma ideia, estima-se que 25% da população brasileira adulta seja hipertensa, sendo que mais de 50% das pessoas que estão na faixa dos 60 anos possuem a doença. 

Por isso, é importantíssimo movimentar-se. A atividade física é uma poderosa aliada para nos mantermos saudáveis, acredito que isso não seja segredo para ninguém, não é mesmo? Então, deixar a preguiça de lado – sei que pode ser difícil, principalmente naqueles dias mais chuvosos – e procurar a atividade física que mais se encaixa para você é item número 1 para envelhecer bem. 

Não está convencido? Ainda conforme dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal. 

10 Mandamentos contra contra a hipertensão 

  1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  2. Pratique atividade física todos os dias.
  3. Evite a obesidade.
  4. Invista na alimentação saudável.
  5. Reduza o consumo de álcool.
  6. Largue o cigarro.
  7. Se tem hipertensão, nunca pare o tratamento.
  8. Siga sempre a orientação do seu médico.
  9. Evite o estresse.
  10. Ame e seja amado

*Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão 

Então, coloque esses 10 mandamentos em prática e aproveite o melhor da vida de forma saudável!

Comments

comments

Share This