Por volta dos 40 anos o metabolismo começa a mudar. Com isso, vem junto a diminuição da massa óssea e o aumento da gordura. Por conta disso, é fundamental praticar alguma atividade física para retardar o aparecimento de doenças e fortalecer o corpo, evitando quedas e fraturas que são comuns na terceira idade.

Pensando nisso, veja abaixo uma lista com os 5 exercícios físicos mais indicados para a terceira idade e os seus benefícios:

1.Musculação

A quem torça o nariz quando o assunto é musculção, mas ela é essencial para fortalecer todos os músculos do corpo, além de melhorar a circulação sanguínea. Entretanto, fique atento à carga de pesos para não causar dores e lesões.

musculacao

2.Caminhada

Além de ser prática, a caminhada é a porta de entrada para quem quer fugir do sedentarismo e começar uma atividade física. Para se ter uma ideia, caminhar 1 hora por dia reduz em 30% o risco de morte por doenças cardiovasculares. Lembre-se de usar um tênis e roupas confortáveis e ficar de olho onde pisa! Prefira uma superfície plana e sem obstáculos.

caminhada

3.Natação

Por ser na água, a natação é um excelente exercício porque reduz o impacto das articulações ao praticar um exercício, além de fortalecer os músculos e melhorar a condição aeróbica. Para os idosos a natação traz mais um benefício: a prática de exercício em contato com a água contribui para a vasodilatação das vias respiratórias, o que diminui a falta de ar.

natacao

4.Corrida

Sim, os idosos também podem praticar a corrida. Porém, é importante estar com as articulações em dia para não ter lesões e torções na cintura, por exemplo. Os benefícios da corrida são: ajuda no equilíbrio e na respiração. Comece aos poucos e vá aumentando a intensidade gradualmente.

caminhada

5.Pilates

Com o passar dos anos é normal que a flexibilidade diminua, mas alguns exercícios contribuem para a recuperação da elasticidade e da melhora do equilíbrio. Esses são alguns dos benefícios do pilates. Além disso, ele alivia as dores, melhora a compreensão da parte física e mental e fortalece a musculatura.

pilates

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios da atividade física é fundamental contar com a ajuda de um profissional especializado na terceira idade. Assim, os ganhos serão realmente efetivos, além de tornar a prática da atividade física mais prazerosa.

E ai, já escolheu o melhor exercício físico para você?