Print Friendly, PDF & Email

Propriocepção: treinar o equilíbrio e a flexibilidade ajudam a prevenir as quedas na terceira idade

Estima-se que cerca de 30% dos idosos com mais de 65 anos já sofreram quedas, sendo que muitos deles já cairam mais de uma vez. Além de machucar, os tombos podem causar a dependência e fazer com que essas pessoas fiquem reclusas, pois têm medo de cairem novamente.

Chama a atenção, ainda, o fato que os acidentes deste tipo acontecem com mais frequência dentro da própria residência ou no seu entorno próximo.

As quedas ocorrem devido geralmente a várias causas; muitas situações poderiam ser evitadas se medidas preventivas fossem adotadas, como a manutenção da atividade física, maior informação sobre os fatores de risco e modificações no ambiente das pessoas idosas em risco. Outros fatores associados são: medicamentos, visão deficiente, doenças e pouco equilíbrio.

Por conta disso, é importante investir no treino de propriocepção. Nunca ouviu falar? Esse termo nada mais é do a capacidade de reconhecer a localização do corpo no espaço. Também conhecido como cinestesia, essa percepção é fundamental para que os indivíduos se orientem e identifiquem a força exercida pelos músculos, articulações e tendões. Isso só é possível por conta dos sensores neurais e o sistema nervoso, os quais recebem informações e mandam uma resposta imediatamente.

Tipo de treino

O equilíbrio é fundamental para realizar tarefas simples do dia a dia. É bem comum acharmos que nosso equilíbrio e consciência corporal são impecáveis, mas é só tentar ficar em pé em uma superfície instável ou em um pé só para ver que a coisa não é bem assim.

Dessa forma, o treinamento de força, agilidade, equilíbrio e flexibilidade são essenciais para suprir a perda natural de massa muscular, força muscular e equilíbrio que acontece com o passar dos anos.

É de grande importância que estejam presentes nos programas exercícios que envolvam mudança de direção, exercícios específicos de equilíbrio,  flexibilidade (principalmente quadril e tornozelo) e força de membros inferiores.

Benefícios da propriocepção

Os benefícios do treinamento de propriocepção são imensos e fáceis de notar desde que a prática dos exercícios seja constante. As vantagens para o corpo são: melhora da parte óssea, reduzindo o risco de osteoporose; recondicionamento postural, diminuindo as chances de quedas e lesões; aumento da flexibilidade e força que propicia a independência e melhora dos movimentos.

Equipamentos

Para executar o treino de propriocepção não é necessário aparelhos sofisticados. Itens simples, como balanços e bolas, são usados no treinamento.

Além disso, o próprio corpo também é usado como ferramenta. Apoiar-se em um pé só por alguns segundos é um exemplo de como o corpo pode ser trabalhado para melhorar o equilíbrio.

E ai, como anda o seu equilíbrio? Já sofreu alguma queda? Lembre-se de que o exercício físico com a supervisão de um Personal Trainer especializado em idosos é a chave para manter-se sempre em pé.

Um grande exemplo que gosto de dar e de um cliente que acompanho a mais de 15 anos, ele sempre foi presente nos treinamentos que foi sendo modificado ao longo destes anos, sempre identificando possíveis perdas pra serem corrigidas. Como recompensa de sua dedicação chegou aos 84 anos de forma independente e com disposição para continuar com sua rotina de vida.

VEJA O DEPOIMENTO.

Comments

comments

Share This