Print Friendly, PDF & Email

Atividade Física e Saúde

Saiba como as atividades físicas podem se tornar o seu método de medicina preventiva

Ninguém se surpreende quando muitos conhecidos ou amigos que atingem certa idade começam a se queixar de problemas de saúde. Dores aparecem pelo corpo, aparentemente sem explicação e se tornam crônicas, amargas companheiras do dia a dia. O coração, antes vigoroso, pode apresentar sinais de fraqueza ou razão para nos colocar em estado de alerta, como se tivéssemos dentro de nós uma bomba-relógio.

Osteoporose, fadiga, complicações renais, pulmonares, cardiovasculares… tantos problemas que nos parecem absolutamente normais ao atingir certo ponto da vida. Mas será mesmo que é assim? Devemos pensar que todos estamos fadados ter cada vez mais desconforto à medida que a idade avança?

Ou devemos analisar melhor se tudo isso não são apenas consequências de hábitos que cultivamos ao longo da vida? Você presta atenção no que come durante o seu dia? Há quanto tempo não pratica nenhum exercício? Confira qual é relação entre saúde e hábitos como alimentação equilibrada e atividade física frequente e descubra como manter-se saudável independente da idade!

Atividades voltadas para prevenir – há atualmente diversas academias e profissionais da educação física que trabalham com foco em medicina preventiva. Nestes casos, os treinos são montados de modo a manter o seu corpo saudável, firme e livre do excesso de peso. Não é interessante que você impressione seus amigos com performances mirabolantes. A ideia consiste em fazer com que você se sinta à vontade praticando exercícios físicos.

Geralmente, academias com foco em medicina preventiva oferecem uma série de atividades, buscando agradar ao maior número de pessoas possível, com uma carga horária flexível e variada, além de possuir profissionais como fisioterapeutas e nutricionistas à disposição dos alunos. Este tipo de trabalho permite um acompanhamento mais preciso, pois torna possível perceber todos os ganhos, dificuldades e transformações que o aluno sofre ao se tornar fisicamente ativo.

Por que medicina preventiva? – muito simples. Ao cuidar da sua saúde, você evita que problemas se desenvolvam dentro do seu organismo. É como se você blindasse o seu corpo de problemas oriundos do sedentarismo que tendem a aparecer com o passar do tempo. Atualmente, muitos médicos também apostam na medicina preventiva e buscam, muito além de tratar os sintomas, buscar a origem dos males que acometem os seus pacientes.

Afinal, na maioria dos casos é possível identificar as causas das doenças e eliminá-las. Atividade física e alimentação equilibrada são duas poderosas ferramentas usadas pelos profissionais da saúde para prevenir e também curar doenças. No entanto, a depender do nível de problemas que uma pessoa apresenta, a cura é inviável ou apenas parcialmente possível, diferentemente da prevenção, que está ao alcance de todos! O ditado “é melhor prevenir do que remediar” não poderia estar mais correto!

Muito além do emagrecimento – não é raro que muitas pessoas acreditem que a atividade física atua na saúde apenas através do emagrecimento. Embora não estejam erradas, trata-se de uma afirmação incompleta. A atividade física altera o organismo como um todo, fortalecendo os órgãos vitais, trazendo melhoras na circulação, evitando problemas cardíacos e ajudando na ampliação da capacidade pulmonar.

A prática de atividade física pode fazer desaparecer antigas dores crônicas que aparentemente surgiram “do nada”, melhorar a qualidade do sono e fazer com que você se sinta motivado a se alimentar melhor e cultivar hábitos mais saudáveis, como reduzir o consumo de álcool e do cigarro. É, além de tudo, uma fonte de prazer que é benéfica ao seu organismo, à sua saúde e, consequentemente, a todos com quem você convive.

Atividade física + alimentação – a combinação das duas é extremamente importante para fazer com que se manifeste a eficiência de ambas em sua totalidade. Se você se alimenta de forma equilibrada mas não pratica nenhuma atividade física há muito tempo, você desfruta dos benefícios provenientes dos elementos saudáveis que ingere e não sofre dos excessos, mas dificilmente terá os músculos tonificados, uma boa disposição e resistência física como alguém que possui uma dieta semelhante à sua e também pratica atividades físicas.

Procure pensar que se você já se alimenta bem, começar a praticar atividades físicas fará uma enorme diferença na sua vida e que mudar é muito mais fácil para você do que para quem ainda precisa reformular sua alimentação! Cuidar da saúde exige equilíbrio em todos os aspectos de sua vida e se você é sedentário, não está vivendo de forma equilibrada! Por isso, procure sempre aliar uma rotina disciplinada de atividades físicas com uma boa dieta. É a melhor maneira de usufruir dos benefícios de uma medicina preventiva de primeira!

Você pode estar a um passo de viver muito melhor!

Se você não está satisfeito consigo mesmo de alguma forma e deseja mudar, considere começar por fazer uma mudança em seus hábitos alimentares e abandonar de vez o sedentarismo. Independente de qual seja a sua insatisfação, uma melhora em sua saúde fará com que você enfrente qualquer problema com mais facilidade.

Se você se sente indisposto e está cansado do seu dia a dia, procure reconhecer qual é a origem desta indisposição. Certifique-se se o seu corpo não está apenas acostumando-se ao repouso e se tornando cada vez menos tolerante ao esforço físico. Quanto mais você o evita, menos disposto o seu corpo se apresenta a suprir as suas necessidades. Por isso, sair da zona de conforto e lutar contra esta sensação é fundamental para eliminá-la de vez.

Não se permita acreditar que você está a cada dia menos capaz de realizar atividades que antes eram simples. Não se permita acreditar que este é o processo natural de envelhecimento e que as pessoas envelhecem rapidamente, pois você pode estar passando por um processo de envelhecimento acelerado sem que perceba! Repense os hábitos que cultiva.

Ser fisicamente ativo trará incontáveis benefícios e evitará que você tenha problemas de saúde no futuro, além de ser uma excelente oportunidade para que você descubra um novo hobby, conheça novas pessoas e mude a sua rotina. Quem cultiva hábitos saudáveis colhe saúde no futuro!

Clique aqui e conheça o guia prático que irá te ajudar a evoluir no caminho para uma vida mais ativa e saudável.

Comments

comments

Share This