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Dietas Restritivas não Funcionam Conheça a Solução Ideal

Conforme prometido, as más notícias das últimas semanas serão superadas pela ÓTIMA notícia de hoje: existe sim uma solução para que você não engorde mais, mude sua relação com os alimentos e até emagreça alguns quilos. E ela começa com a cabeça. Para cuidar do seu corpo, você precisa primeiro cuidar da sua mente.

Anos e anos de pesquisas revelam que pessoas insatisfeitas consigo mesmas com relação ao corpo (e outras áreas da vida) têm mais dificuldade em perder e manter o peso. Outros estudos apontam que todos podemos aprender a nos sentirmos bem com nosso corpo.  Uma maneira simples de favorecer a autoestima pode ser acostumar-se a escrever afirmações positivas com frequência.

Pesquisas mostram que se concentrar naquilo que gostamos em nós (“Meus olhos são lindos”, “Gosto muito do meu sorriso”) e em nossa saúde, ao invés de metas relacionadas com perda de peso e aparência (“Quero perder 3 quilos esse mês”) pode ajudar a promover uma autoimagem mais saudável.

Outro fator importante ao definir uma meta de peso (seja ela de manutenção ou perda de peso) é planejar para que as ações sejam mais lentas e mais constantes. Você pode começar fazendo mudanças graduais e sustentáveis na sua rotina alimentar. Diminuir a quantidade de álcool ingerida no final de semana, substituir o copo de refrigerante do almoço por um copo de água ou prestar mais atenção à sua mastigação no jantar são exemplos de como encarar a mudança de forma diferente pode levar a resultados sustentáveis e que se mantêm independente da situação.

Essa abordagem mais lenta e progressiva permite ajustar uma nova rotina e novos hábitos ao próprio ritmo, sem o esforço intenso e a recusa a determinados tipos de alimentos que as dietas promovem.  Nesse enfoque não existem proibições, restrições severas nem um dead line (data marcada para terminar).

As mudanças representam novos hábitos, que formarão um novo estilo de vida a ser seguido ao longo dos dias, meses, anos. Muitas pesquisas apoiam a ideia de que fazer mudanças SIMPLES e GRADUAIS é a melhor maneira de manter os resultados de forma duradoura.

Para perder peso e, principalmente, manter-se no peso desejado, é importante encontrar equilíbrio. Antes de alterar toda sua rotina alimentar, faz toda a diferença compreender seus padrões de consumo e suas escolhas alimentares atuais, o que exige atenção e reflexão.

Quando não há a preocupação (no sentido positivo) com os tipos de alimentos que consumimos e o efeito desse consumo na saúde e estética, a maioria das pessoas tende a não comer de forma sadia, opta por junk food com muita frequência, não presta atenção aos sinais de fome e saciedade que o corpo emite e responde às emoções e sentimentos descontando na comida, sem nem mesmo ter fome ou vontade de comer.

Um dado interessante: quem prepara as próprias refeições tem mais probabilidade de manter a perda de peso.  Outro ponto interessante quando se pensa em resultados duradouros é a dupla: alimentação equilibrada + exercícios físicos.  Diversos estudos mostram que a combinação entre exercício físico e alimentação produz muito mais resultados do que se adotarmos apenas um dos comportamentos isolados.

Além desses estudos, observa-se que os exercícios podem oferecer diversos benefícios fisiológicos, como moderar a reação cerebral a alimentos prazerosos. Porém, incorporar exercícios físicos na rotina deve ser um processo gradual, assim como todas as mudanças a serem inclusas no seu dia-a-dia.

Depois de décadas de estudos sobre dietas, não dá mais para ignorar o fato de que a maioria das evidências aponta para pequenos passos sustentáveis como a melhor maneira de perder peso e manter a perda a longo prazo, sem voltar a engordar. Essa mensagem pode não ser tão atraente quanto as promessas milagrosas das dietas da moda, mas a ciência é clara: a moderação colabora com mudanças que podem durar o resto da vida.

Criar bons hábitos exige tempo, paciência e determinação e é a chave para um novo estilo de vida. Mas você sabe como um hábito se forma? Sabe como criar um novo hábito de forma eficiente e substituir aquele velho hábito que te impede de não engordar mais?

Eu resolvi te ajudar e elaborei algo muito legal, com informações simples e diretas para que você seja dono dos seus hábitos e possa escolher quais farão parte da sua vida e quais você quer deixar de lado, DE FORMA DEFINITIVA. Assim, fica muito mais fácil manter o peso e se relacionar melhor com a comida. Na semana que vem disponibilizarei esse meu “presente”  para você. Não perca! Até lá!

Danielle Castellani
Coach em Nutrição

Email: ddcastellani@gmail.com

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