Print Friendly, PDF & Email

Os conhecimentos do personal trainer para idosos é fundamental na reabilitação de idosos que sofreu queda.

Muitas vezes o idoso precisa de cuidados especiais por conta de uma queda ou consequências de uma doença. Para que ele não perca a independência e consiga executar sozinho as atividades simples do dia a dia, é importante que o tratamento seja acompanhado de perto por um especialista para que a reabilitação seja um sucesso. 

É aí que entra o trabalho do Personal Trainer especializado em idoso. Não pense você que o Personal Trainer pode ajudar somente quem deseja ficar com  corpo sarado. Pelo contrário, ele tem o papel fundamental na hora de decidir quais exercícios e a intensidade são as recomendadas conforme o tipo de reabilitação indicada para cada pessoa.  A busca da qualidade de vida é um dos direcionadores do Personal Trainer especializado em idosos, afinal nada como ter o direito de ir e vir, como subir e descer escadas tranquilamente, sem contar com ajuda, não é mesmo?

Personal trainer especializado em reabilitação para idosos 

O processo de reabilitação deve ser iniciado juntamente com o diagnóstico médico. Isso é importante porque garante que o idoso não perca o tônus muscular e a força. Nesse caso, nada melhor do que contar com um tratamento exclusivo e bem direcionado para atender às necessidades individuais de cada pessoa. 

Por exemplo, pacientes coronarianos, que realizaram cirurgias no coração, devem começar a reabilitação com treinamento aeróbico de baixa intensidade, com a inclusão de caminhadas, e ir aumentando aos poucos essa intensidade. 

Para decidir quais exercícios incluir ou não, o Personal Trainer especializado em idosos leva em conta alguns instrumentos de avaliação, dentre eles:

  • Frequência cardíaca;
  • Restrição às atividades de alto impacto;
  • Ambiente em que os exercícios serão executados;
  • Mobilidade;
  • Tolerância ao exercício;
  • Capacidade cognitiva (atenção, memória, percepção). 

Lembre-se que um bom Personal Trainer especializado em idosos busca compreender todo o histórico da pessoa antes de preescrever qualquer atividade física. Assim, diminui os riscos de lesão e o resultado final é totalmente positivo.

Consulte hoje mesmo um especialista em envelhecimento: clique aqui e conheças os programas de treinamento exclusivos para idosos.

Comments

comments

Share This