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Por que sentimos dores nas costas?

Essa sempre é uma boa pergunta! São diversos os fatores que podem levar uma pessoa a sentir dores nas costas, sendo o mais comum a deficiência muscular associada à uma má postura. Sempre temos que avaliar se existe uma lesão pré-existente como hérnias de disco ou formações ósseas (“bicos de papagaio“) ou o próprio processo de envelhecimento que provoca uma diminuição nos espaços vertebrais podendo, muitas vezes, ocasionar os  dois problemas citados anteriormente. Além disso, o tronco é o principal responsável por segurar o movimento, fazendo uma base de sustentação.

Só para lembrar: os nossos braços e pernas estão “grudados” no próprio tronco, certo?  Então não existe movimento sem a ajuda do tronco, que atua de forma secundária. Agora, para termos movimentos bem orientados e sustentados precisamos de uma base sólida com boa estrutura e nós só conseguimos isso fazendo exercícios específicos para essa finalidade.

Agora você pode perguntar: mas eu já estou com dor nas costas, o que eu faço? Primeiro, temos que descartar uma lesão mais séria após consultar um médico especialista. Feito isso, temos que aliviar as tensões musculares com compressas de água quente ou gelo – o que for melhor tolerado, iniciar um trabalho compensatório com alongamentos específicos e fortalecer toda a musculatura que sustenta a coluna ou espinha dorsal. Esses exercícios são muito conhecidos hoje em dia – os famosos exercícios funcionais que fortalecem o CORE (músculos que suportam o tronco).

Porém, nada disso adianta se você não cuidar da postura!!! Se isso não for feito, todo o trabalho será desperdiçado e para que essas atitudes se tornem um hábito você pode colocar pequenos lembretes na sua mesa de trabalho, na geladeira, no espelho do banheiro ou em qualquer lugar para lembrá-lo. Nós chamamos essa prática de gatilhos.

Por onde começar se estiver com dor na coluna?

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Vou deixar aqui um pequeno guia pra que você possa fazer hoje mesmo:

1- Você tem que começar aliviando a dor com calor – use bolsa de água quente sobre a região dolorida em torno de 20 a 30 minutos, duas a três vezes ao dia;

2- Executar pequenos alongamentos para a região. Um exercício bem simples é deitar e abraçar um joelho de cada vez (quando abraçar a perna direita, a perna esquerda deve estar flexionada com o pé apoiado no chão e vice-versa) e contar até 30 segundos, repetindo de duas a três vezes cada perna. Depois, se possível, abraçar os dois joelhos levando a cabeça na direção das pernas bem devagar – sempre RESPEITANDO A DOR. Caso a dor piore, pare imediatamente e procure um médico.

Muito bem…informação sem atitude não funciona!!!! Mãos à obra!!!!

Deixe seu comentário, e acompanhe o meu blog, pois vem muito mais conteúdo e dicas práticas para diminuir a dor na coluna por aí…

Obrigado!

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