Print Friendly, PDF & Email

Você está preparado para viver mais? Um conceito proposto por James F. Fries, renomado professor americano especializado em estratégias para promover a saúde, diz que se a expectativa de vida vem aumentando progressivamente, paralelamente isso não estaria sendo acompanhado pelo aumento do número de anos marcado pela dependência ou  incapacidade. Pelo contrário, as pessoas estariam vivendo mais, ao mesmo tempo que dispõem de anos adicionais livres de incapacidades. 

Ou seja, como a expectativa de vida dos adultos tende a se aproximar cada vez mais do limite biológico humano, uma vez que pudesse retardar a incidência de doenças incapacitantes, a morbidade ficaria comprimida a um período relativamente mais curto de vida. Dessa forma, aumentaria os indicadores de esperança de vida ativa.

População brasileira e a longevidade 

A população brasileira está vivendo mais, só que de nada adianta essa longevidade se não tiver saúde e qualidade de vida, não é mesmo? 

Fries e diversos especialistas afirmam também que para que as doenças crônicas sejam adiadas ou mesmo prevenidas, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, como evitar o sobrepeso, ficar longe do cigarro, cultivar bons hábitos alimentares, praticar atividade física regularmente e manter contato com amigos e familiares. 

Claro que para viver mais e com saúde depende exclusivamente de cada um, mas você também pode contar com uma ajudinha, como a de um Personal Trainer especializado em idosos para deixar o sedentarismo de lado ou executar os exercícios da forma mais segura possível. 

Afinal, estar bem consigo mesmo é o item número 1 para manter a qualidade de vida em dia e afastar a possibilidade de quedas e a dependência de outras pessoas para realizar as tarefas simples do cotidiano. E ai, preparado para viver mais? 

*Este texto foi inspirado no livro Envelhecimento promoção da saúde e exercício, de Paulo de Tarso Veras Farinatti.

Comments

comments

Share This